A marca de vinhos do Douro ‘Porca de Murça’ está a celebrar 90 anos, efeméride que a Real Companhia Velha decidiu assinalar com uma nova “roupagem’, tendo para tal respeitável idade – também ela uma empresa histórica, com 262 anos de vida – investido em uma imagem disruptiva

“‘Porca de Murça’ é uma das marcas de vinhos mais emblemáticas do Douro, cujo consumo atravessou já várias gerações. É uma marca muito importante para a Real Companhia Velha, para a qual queremos atrair uma faixa etária mais jovem.Vamos fazê-lo com recurso a uma linguagem mais cool e imagética, invertendo a ideia de que aos 90 anos temos que adoptar uma postura clássica. Se há pessoas que são exemplo disso, porque não fazê-lo no vinho.”, afirma Pedro O. Silva Reis, Trade Marketing Manager da Real Companhia Velha.

 A nova imagem dos vinhos ‘Porca de Murça’ remete-nos para a história do seu nome (*), algo inacessível na anterior identidade e que vai prender o consumidor não só ao vinho, mas também à imagem. A lenda de Porca de Murça está na base da criação do novo rótulo, onde se pode ver o engenho de produção de vinho e um porco. Ou será uma porca? Afinal, a tal invenção é atribuída a uma mulher de feições másculas que, ao ser descoberta aquando da distribuição do néctar pela vila (de Murça), fugiu. Em sua honra foi erguida uma estátua com a forma de uma porca bem roliça.

 ‘Porca de Murça tinto 2017’ e ‘Porca de Murça branco 2018’ são as referências que vão encetar esta nova imagem, ambas disponíveis em garrafas de 0,75 litros (PVP recomendado de €4,59) e meias garrafas. Nota para o facto de a garrafa do branco passar a ser em vidro transparente, o que permite mostrar, de forma mais directa, a frescura e a jovialidade características deste vinho. A do tinto mantém-se em vidro verde.

Sob o mote “A lenda que se bebe”, a Real Companhia Velha elegeu a Bastarda para desenvolver esta identidade, assim como a presença no digital – com páginas próprias no Facebooke no Instagramcomo Porca de Murça @vinhoporcademurca. Não foram esquecidos os meios tradicionais, com publicidade em imprensa escrita e mupis, assim como activação no ponto de venda.