Chama-se “Iron Maiden Darkest Red 2021” e foi apresentado, pela primeira vez, durante a ProWein, um vinho produzido pelas mãos da Van Zeller Wine Collection

Depois das cervejas, negócio que já detinha, Bruce Dickinson, vocalista da banda britânica de heavy metal, que esteve em Portugal no ano passado a propósito da Wine Future, assina o seu primeiro vinho “Made in Portugal”, feito pela Van Zeller Wine Collection (ex – Barão de Vilar, Vinhos S.A.). Esta é uma parceria inédita motivada e apoiada pela Ehrmanns Wines, distribuidora do produtor no Reino Unido.

À semelhança da sua marca de cervejas (Trooper), também este vinho é inspirado num dos singles do último álbum dos Iron Maiden,  lançado em 2021. Em Darkest Hour, Bruce Dickinson faz uma espécie de homenagem à resistência britânica durante a II Guerra Mundial e, em particular, à figura de Winston Churchill. Já a história do vinho é mais simples – simbolicamente, foi escolhido um Douro DOC, da colheita de 2021 para criar este tinto (um “darkest red”, como gosta Bruce de brincar), a partir de duas castas tradicionais da região, Touriga Nacional e Tinta Roriz.

Para Álvaro van Zeller, enólogo executivo da Van Zeller Wine Collection, este desafio fê-lo “sair da zona de conforto, não apenas porque é uma parceria de muita projeção internacional para o Douro, o que muito nos honra, mas também porque os Iron Maiden foram muito marcantes para a minha geração. Vinho e música sempre foram uma combinação perfeita e agora há novos acordes para o Douro, os do heavy metal”.

E se o vinho é um clássico da região, a imagem é uma outra melodia. As cores fortes e as imagens arrojadas de Eddie the Head, mascote e assinatura dos Iron Maiden e do universo do heavy metal, preenchem toda a envolvência da garrafa, uma espécie de poster que pode servir para guardar ou colecionar. O vinho, que estará disponível na loja oficial da banda e pontos de venda em todo o mundo, terá o custo médio de 12£ (cerca de 14€, à conversão atual).