A Confeitaria Glória, na Amadora, venceu a prova O Melhor Pastel de Nata de Lisboa, tendo a final decorrido a 25 de setembro, no Congresso dos Cozinheiros, nos Nirvana Studios, em Oeiras.
Em segundo e terceiro lugar ficaram a Padaria da Né e O Pãozinho das Marias, respetivamente.
“Se estava a contar com a vitória? Sinceramente, sim, pensei nisso. Este é um projeto novo que abriu em junho deste ano e é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver”, comenta orgulhoso João Castanheira, proprietário da Confeitaria Glória.
A avaliar a prova estiveram Wilson Honrado (Rádio Comercial), Catarina Amado (Edições do Gosto), Andreia Moutinho (Pasteleira), Domingos Soares Franco (Enólogo), António Marques Santos (Academia Portuguesa de Gastronomia), Teresa Castro (Pasteleira), Isabel Zibaia Rafael (Autora), David Jesus (Cozinheiro e Padeiro) e Maria Brito (Gastrónoma).
Segundo o presidente de júri, o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes: “Esta foi uma final doce, como não poderia deixar de ser. E, no final, perante este júri, com os pastéis apresentados, os três primeiros lugares distinguiram-se na tabela”.
Os membros do júri provam os pastéis de forma cega, sem saberem de que estabelecimento são, de forma a ser uma avaliação completamente isenta. Durante o momento de avaliação são pontuadas características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”.
O desafio arrancou com a fase de inscrições, direcionada a estabelecimentos com fabrico próprio na Área Metropolitana de Lisboa e prosseguiu com as provas de apuramento. A grande final reuniu 12 finalistas e aconteceu no Congresso dos Cozinheiros.
O Melhor Pastel de Nata foi lançado em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro e é organizado pelas Edições do Gosto e por Virgílio Gomes. Tem como parceira a Câmara Municipal de Oeiras e como Patrocinador a Delta Cafés e a Derovo Group. Conta ainda com o Apoio da Zomato Portugal, onde pode encontrar uma rota com os finalistas.
Redes Sociais