O produtor de vinhos Quinta da Lagoalva – pertença da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo – tem já no mercado a colheita de 2022 do seu dueto de monocastas de Sauvignon Blanc, agora com imagens renovadas.

Com vinificações e perfis distintos, o Lagoalva Sauvignon Blanc e o Lagoalva Barrel Selection Sauvignon Blanc complementam-se.

Uma das mais afamadas castas do mundo, ganhou em Portugal o seu “lugar ao sol”, tendo sido acolhida também na região dos Vinhos do Tejo. Na Quinta da Lagoalva, a primeira plantação de Sauvignon Blanc remonta a 2002. São já duas décadas desta variedade engarrafada com o cunho da família Campilho. Uma casta que representa quase quatro dos 42 hectares de vinhas da Quinta da Lagoalva, instaladas em solos de aluvião na Lezíria ou Campo do Tejo.

Com um perfil jovem, fresco e aromático, ideal para o consumo do dia-a-dia, o Lagoalva Sauvignon Blanc (€6,99) é um dos best sellers do produtor. Um branco amarelo citrino, com evidentes notas vegetais e fruta tropical, do nariz à boca – onde revela boa acidez, frescura e equilíbrio. Com estágio em barrica de carvalho francês, o Lagoalva Barrel Selection Sauvignon Blanc (€11,99) é um branco igualmente fresco, equilibrado e com boa acidez, mas com mais complexidade e estrutura, a pedir comida. A sua prova é desconstruída em mais do que uma camada. Devem ser servidos frescos, entre os 10 e 12.º. Para beber a solo ou com saladas, massas, marisco, carnes magras, peixes ou queijos de pasta mole. O Barrel Selection pede pratos mais elaborados, embora com a mesma proteína. 

No que toca à vindima, as uvas foram apanhadas no seu ponto ótimo de maturação, nos últimos dias de agosto, numa vindima mecânica e feita durante a noite, com o intuito de serem preservados os aromas e não haver oxidações. Transportadas para a adega, foram, de imediato, esmagadas em prensa pneumática. No caso do Lagolava Sauvignon Blanc, após flotação, o mosto, já clarificado, fermentou em cubas de inox, com controlo de temperatura a 16.ºC. No Lagoalva Barrel Selection Sauvignon Blanc, após 48 horas de decantação, o mosto clarificado fermentou em barricas de carvalho francês, a 18.ºC. Ali estagiou, durante quatro meses, com bâttonage semanal.