Nos próximos dias 2 e 3 de Junho, Murça vai ser a montra dos grandes vinhos brancos do Douro, acolhendo a vila duriense a primeira festa-mostra Vinhos Brancos na Praça, que decorrerá ao ar livre, em pleno centro histórico e com uma ligação direta ao comércio local.

A festa-mostra Vinhos Brancos na Praça realiza-se em paralelo com a tradicional Feira Franca de Murça. Serão dois dias de festa dos vinhos brancos e do comércio tradicional local. Oportunidade para participar em provas, eventos culturais e animações vínicas, bem como comprar vinhos a preços de produtor. A festa-mostra Brancos na Praça é também festa de gastronomia, com sabores locais, petiscos, artesanato e outros produtos. É um evento integrado na Cidade Europeia do Vinho – Douro 2023.

O novo evento contará com a presença de produtores de Murça e de alguns dos mais renomados produtores do Douro, ligados a este concelho através da compra regular de uvas para vinhos brancos tranquilos e Porto branco, como são os casos dos Symington, GranVinhos (ex-Gran Cruz), Wine & Soul, Van Zeller & Co, Niepoort, Lua Cheia em Vinhas Velhas, entre muitos outros.

“É em Murça que nascem os grandes vinhos brancos do Douro atual”, afirma, com orgulho, Mário Artur, presidente da Câmara local, a entidade que organiza a feira-mostra. Na opinião do autarca, graças à natureza dos solos, à localização dos terrenos e ao trabalho incansável de gerações e gerações de viticultores no desenvolvimento da cultura da vinha e na adaptação das melhores castas ao território, “Murça tem todas as condições para se afirmar como a capital dos vinhos brancos do Douro”. “Abrir novos horizontes ao Alto Douro vinhateiro passa também por dar a conhecer ao mundo o que este território ímpar produz de melhor, o que, no caso de Murça, é a qualidade das suas uvas, em especial as uvas brancas, que dão origem a vinhos distintos e cheios de carácter”, acrescenta.

A companhia Ramos Pinto foi das primeiras a descobrir o extraordinário potencial de Murça para a produção de vinhos brancos, graças ao saudoso José António Rosas, uma das figuras lendárias do Douro e que, há mais de 50 anos, começou a comprar uvas neste concelho para a elaboração de vinhos do Porto brancos. Nas últimas duas décadas, muitos outros produtores lhe seguiram as pisadas e também com grande sucesso, como é o caso da Casa Santos Lima, um dos maiores players nacionais, que produz em Murça os conhecidos vinhos Quinta de Porrais. Outros vinhos emblemáticos, como os CV e VZ, da Van Zeller & Co, o Guru, de Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges (Wine & Soul), o Redoma da Niepoort, bem como alguns vinhos da Quinta do Vallado, Quinta Vale Dona Maria e Quinta Maria Izabel, por exemplo, provêm de vinhas de Murça.

Alguns destes e outros grandes vinhos brancos com ligação a Murça vão estar à prova no primeiro fim-de-semana de Junho e poderão ser adquiridos diretamente junto do produtor a preços especiais. Entre os produtores de Murça estarão as Caves de Murça, a Quinta de Porrais (Casa Santos Lima), Águia Moura, Monte de S. Sebastião, Seis Tornas, Casa Agrícola Borges, Casa Boal, Bichoso Winemakers, Quinta do Cabeceiro, João Bessa e a Casa Castro Malheiro. A Festa Brancos na Praça conta também com produtores convidados, entre os quais a Quinta do Crasto, a Rozès e os vinhos Mapa.

Uma das pedras angulares da festa-mostra Vinhos Brancos na Praça é a compra de vinhos e a sua associação à comida, através da presença de vários restaurantes/cozinhas locais e de produtores de azeite, de enchidos, de queijo e de doces típicos locais, como os famosos Toucinho do Céu e Queijadas de Chila. A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça vai lançar durante a festa a sua mais recente inovação: um azeite com cacau, o primeiro azeite do mundo elaborado a partir da fusão de azeitonas com cacau, neste caso cacau biológico da Roça Diogo Vaz, de S. Tomé e Príncipe. Um produto que é também uma homenagem ao Marquês de Valle Flor, natural de Murça, que no século XIX foi proprietário de várias Roças em S. Tomé, tendo sido o maior produtor de cacau do mundo.

Outro ponto-alto do evento é a realização, no dia 3, de duas provas, uma de Grandes Vinhos Brancos do Mundo, que inclui também vinhos brancos com origem em Murça, e outra de Grandes Vinhos Brancos do Douro, coordenada pelos conceituados críticos João Paulo Martins (Jornal Expresso, Revista Vinho Grandes Escolhas) e Pedro Garcias (Jornal Público). Ambas as provas são de acesso gratuito e têm lugares limitados, sendo obrigatória a inscrição antecipada (através do e-mail [email protected]). A prova Grandes Vinhos Brancos do Mundo é também destinada aos produtores locais e aos que compram uvas no concelho, para que possam aferir do grande potencial deste território e dos desafios que tem pela frente.

João Paulo Martins e Pedro Garcias vão liderar também o momento Conversa na Praça, dedicado ao tema “Murça e a originalidade dos seus vinhos brancos”, com a presença de diversos produtores, entre os quais António Filipe (Symington), Cristiano Van Zeller (Van Zeller & Co), Sandra Tavares da Silva (Wine & Soul), José Luís Oliveira da Silva (Casa Santos Lima), José Manuel Sousa Soares (Gran Cruz) e Luís Pedro Cândido, da Niepoort.

“No ano em que o Douro ostenta o título de Cidade Europeia do Vinho, a mostra Vinhos Brancos na Praça associa Murça a este momento de celebração coletiva, com o propósito de se afirmar no futuro como um encontro de festa e de valorização do concelho e das suas gentes”, resume Mário Artur.