A makro Portugal aposta na produção nacional e reforça a sua oferta de produtos de raças autóctones portuguesas, através de uma parceria com a Carnalentejana DOP, que integra, mais de 120 produtores com explorações distribuídas pelo Alentejo.

Esta parceria tem como produto de destaque a carne de vitela, com o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), em diversos tipos de corte como o lombo, entrecôte, vazia, alcatra, picanha, maminha entre outros.

Esta colaboração vai ao encontro da estratégia de alargar a gama de raças autóctones portuguesas DOP existente nas lojas makro. A Carnalentajana oferece todas as garantias de produção e qualidade, estando inclusivamente certificada pela Welfare Quality.

Esta aposta na produção nacional é um importante ativo no sortido da makro, que conta já na sua oferta com a Carne Açores IGP, a Carne Vitela Mirandesa e Vitela Barrosã DOP. No pescado, o destaque vai para o pregado nacional, os mariscos da Lagoa de Óbidos, Ria de Aveiro e Ria Formosa. Já nas marcas próprias a empresa conta com a marca Sabores Lusitanos – com produtos exclusivamente portugueses. Nos vinhos  referência para o Monte Baixo, Insólito, e gama de vinhos verdes Sitio Santo e Vinhas de Murça, que em 2022, foi eleito o vinho do ano do Grupo METRO e tem sido disponibilizado em todos os países onde o grupo opera.