Sublinhando as diferenças mas assumindo as vantagens de uma promoção conjunta, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa  e as Comissões Vitivinícolas Regionais de Lisboa e da Península de Setúbal retomam o evento Vinhos no Pátio, no Pátio da Galé

Durante três dias poder-se-ão provar mais de 200 vinhos, contactar com propostas diversificadas de enoturismo, participar em workshops e masterclasses e fazer uma pausa para petiscar.

Os grandes nomes das duas regiões reúnem-se e partilham o palco desta 6ª edição, aproveitando para mostrar a uma abrangência de públicos os mais recentes lançamentos, por entre as referências icónicas e as estreias absolutas. Os provadores da Revista de Vinhos, Célia Lourenço e Manuel Moreira, conduzem masterclasses e workshops diários, estando igualmente em funcionamento permanente os espaços de restauração Can the Can e do chefe Miguel Castro e Silva.

O evento arranca hoje, dia 9 de dezembro, pelas 17:00. Pouco depois (17:30), a primeira masterclass, reservada a profissionais da hotelaria e turismo, focará “Raridades de Lisboa e de Setúbal”, vinhos de castas como Moscatel Roxo, Tinta Miúda, Ramisco, Tamarez, Vital, entre outras, que reforçam o sentido de palavras como autenticidade ou diversidade. Numa segunda masterclass (20:00), já disponível para o público em geral, o tema será “Lisboa, o nervo atlântico”, onde serão sublinhados os solos, o relevo ondulado de uma multiplicidade de encostas e consequentes exposições solares, a proximidade ao oceano e as brisas salgadas, a influência das serras, todo este conjunto de fatores que contribui para a frescura, boa acidez natural, mineralidade e potencial de longevidade dos vinhos da região. Ainda no primeiro dia será concretizado o workshop “Lisboa e Setúbal, vinhos das areias e vinhos de calcário” (19:00).

Sábado, o evento estará disponível das 15:00 às 22:00. A primeira masterclass será a “Grande Prova de Moscatéis de Setúbal” (16:00), que seduzem pelos aromas encantadores, que surpreendem pelo equilíbrio entre doçura e frescura notabilizando o ofício da enologia pela perenidade que lhe é transmitida pela arte do lote e do estágio.

“Quando duas regiões casaram com o mundo” (19:00) será a segunda masterclass desse segundo dia e irá versar sobre vinhos obtidos a partir de castas ditas internacionais, que resultam em exemplares francamente surpreendentes.

Dois workshops proporão outros tantos desafios: “Castelão de Lisboa, Castelão de Setúbal: descubra as diferenças” (17:30) e “Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho!”, (19:30).

O sábado termina com sonoridades de jazz vintage e a atuação ao vivo do coletivo 24 Robbers Swing Trio.

Domingo, 11 de dezembro, Vinhos no Pátio estará em funcionamento das 14:00 às 19:00. A masterclass “Setúbal: o Castelão que é Periquita” (15:00) apresentará exemplares que comprovam a plasticidade de uma das grandes castas portuguesas e que, em Setúbal, é protagonista maior. “Caça ao Tesouro: as pérolas de Lisboa” (17:30) despertará certamente as consciências dos participantes nesta masterclass para a originalidades de vinhos como os Malvasia de Colares, os Carcavelos, os Medieval de Ourém e até a Aguardente da Lourinhã.

Vinhos no Pátio é uma organização da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e produção de Essência – Comunicação e Eventos. A entrada custa 5,00€ e inclui copo de provas, a inscrição nas masterclasses e workshops é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.