Com origem na região dos Vinhos do Tejo e com a chancela de qualidade da Quinta da Lagoalva – situada em Alpiarça é uma das maiores e mais antigas propriedades ribatejanas, berço do projeto de vinhos da família Holstein Campilho – é tempo de chegarem ao mercado as novas colheitas da dupla de Lagoalva Reserva.

O branco, de Arinto & Chardonnay, é uma das referências mais emblemáticas deste produtor, sendo um dos seus best sellers. A nova colheita, de 2022, acaba de ser premiada com medalha de Ouro no Concurso de Vinhos de Portugal. O novo tinto é de 2020, sendo que se estreia com uma díade de castas – Alfrocheiro & Syrah –, deixando cair a Touriga Nacional. De um ano celebrizado pela pandemia, foi de feição agrícola para tintos.

Com enologia de Pedro Pinhão – profundo conhecedor das vinhas e dos vinhos da Quinta da Lagoalva, onde veste a camisola há duas décadas e com quem, desde a vindima de 2022, faz dupla o jovem enólogo Luís Paulino –, esta é uma dupla de vinhos que se destaca pela excelente relação de qualidade e preço, a rondar os €10,00 cada; pelo teor alcoólico a rondar os 13%, o que vai ao encontro do que o mercado global quer; mas, acima de tudo, muito equilibrados. 

O Lagoalva Reserva Arinto & Chardonnay 2022 é um branco de lote em que cada casta contribui com 50%, num equilíbrio perfeito, em que o Arinto é uma casta neutra, mas com uma boa acidez, ideal para dar “nervo” e frescura ao Chardonnay, que aporta volume de boca e complexidade. Com cor amarelo-pálido e aroma complexo a fruta branca, como a pera e o alperce, balanceadas com notas de baunilha, provenientes da barrica. Na boca, é um branco gordo, fresco e equilibrado. Deve ser servido a 12.ºC, com carnes grelhadas, peixes, marisco ou queijos de pasta mole. Falando da vinificação, as uvas são vindimadas mecanicamente durante a noite, seguindo para a adega para serem esmagadas em prensa pneumática. A vinificação das duas casta é feita separadamente, como o lote a ser feito à posteriori. Após a flotação, a casta Arinto fermenta em cubas de inox, a 16.ºC, e a Chardonnay em barricas de carvalho francês de 500 litros, a 18.ºC. Terminada a fermentação, o Chardonnay estagia durante quatro meses em barricas, com bâttonage semanal.

Também numa “disputa” de igualdade em percentagem de castas, o Lagoalva Reserva Alfrocheiro & Syrah 2022 é um tinto de cor granada intensa, que revele um aroma complexo, com presença de frutos pretos maduros, especiarias e baunilha. Na prova, tem um bom volume de boca, com taninos elegantes e final longo. Deve ser servido a 16.ºC, idealmente à mesa, em harmonização com peixes gordos assados no forno, pratos de carnes mais elaboradas e queijos curados. Para lhe dar origem, as uvas são vindimadas mecanicamente durante a noite, seguindo de imediato para a adega. A vinificação das duas castas é feita separadamente, como o lote a ser feito à posteriori. Após três dias de maceração pré-fermentativa, a fermentação alcoólica ocorre em cubas de inox a 24.ºC. As massas são prensadas em prensa hidráulica e a fermentação maloláctica é feita em barricas de carvalho francês, onde estagia 10 meses.