Louis Anjos, do Al Sud (1* Michelin) é o chef convidado do quinto evento desta iniciativa anual, no dia 27 de maio, com um menu que destaca o atum, um dos ícones da cozinha regional e da pesca artesanal madeirense.

Para o quinto evento do chef Júlio Pereira, no âmbito do projeto “12 chefs 12 meses”, na Madeira, o restaurante KAMPO recebe o chef Louis Anjos, do Al Sud, o primeiro e único restaurante de Lagos “estrelado” pelo guia Michelin. Os chefs irão pescar nas águas do Funchal para viver uma das atividades pesqueiras mais emblemáticas da região e visitar produtores locais, de forma a celebrar o património cultural gastronómico madeirense, tendo como produto-estrela o atum, um dos ex-líbris da gastronomia e da arte piscatória da região há vários séculos.

Liderado por Louis Anjos, o restaurante Al Sud do resort Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, conquistou a primeira estrela Michelin em 2021, seis meses após a abertura. Com vista para a ria de Alvor, as criações do chef Louis neste projeto de alta gastronomia criativa evidenciam os produtos regionais, com especial destaque para o peixe e marisco.

Nesta edição, além da combinação de dois talentos reconhecidos, os chefs irão destacar o atum-rabilho e patudo, duas das cinco espécies de atum que chegam aos mares do arquipélago devido às suas rotas migratórias, trabalhar um produto especial como o atum, e dar a conhecer o seu sabor e textura únicos. A pesca sazonal deste peixe na Região Autónoma da Madeira, permitida entre abril e outubro, é uma das bases da economia regional, quer pela sua importância e consumo local pela população, quer pelo valor socioeconómico que o produto aporta no setor primário e no turismo.

Esta captura é controlada e o seu carácter artesanal mantido, sendo operada por uma frota artesanal de cerca de 75 atuneiros que continuam a utilizar o sistema secular de ‘salto e vara’, com isco vivo, cingindo-se assim à captura do atum um a um (um método totalmente distinto da pesca com redes de cerco e de emalhar), o que garante a sustentabilidade do ecossistema marinho e uma baixa pegada ecológica.

“Em maio, convidamos o Louis Anjos, um chef e colega com uma abordagem que muito admiro, e um percurso incrível, tanto em Portugal como fora, a participar nestes eventos no Kampo para proporcionar experiências especiais e enriquecedoras aos madeirenses e a quem procura conhecer a autenticidade das ilhas. Nesta edição do “12 chefs 12 meses”, o Louis, conhecido pelo seu trabalho de excelência com ingredientes e sabores regionais, irá dar a conhecer o sabor e textura únicos do atum, um produto histórico e essencial para os madeirenses, e de enorme importância a nível socioeconómico”, explica Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO, acrescentando: ”Queremos promover e valorizar a região e o enorme riqueza gastronómica, e consolidar a Madeira enquanto destino turístico gastronómico de excelência”.

“Aceitei com grande entusiamo esta oportunidade que o Júlio me deu de poder conhecer e saber mais sobre a Madeira, um local lindo e com tantas tradições gastronómicas e ingredientes únicos, e estou muito feliz de fazermos brilhar um produto de excelência e multifacetado como o atum, que adoro”, refere Louis Anjos, chef do Al Sud. “Cozinhar é partilhar, e é uma honra fazê-lo com um colega e amigo cuja paixão e dedicação à valorização da Região da Madeira são incansáveis, e que se mantém determinado em oferecer aos locais e aos visitantes experiências gastronómicas diferenciadoras, e em colocar a Madeira no mapa”, acrescenta o chef.

Além da manhã dedicada à pesca, lado a lado com os pescadores para experienciar esta arte artesanal que caracteriza a região, à tarde os chefs irão dedicar-se a outro ícone madeirense, o Vinho Madeira, com uma visita à Blandy’s. Este produtor é um dos fundadores do comércio deste vinho fortificado, produzido exclusivamente nesta ilha, e também a única família ainda envolvida na gestão da própria empresa original.

O almoço decorre no sábado, dia 27 de maio, começando pelas 13:00, e contando com um menu de 6 momentos por 65€ por pessoa, com bebidas incluídas.

Esta iniciativa, lançada pelo chef Júlio Pereira, divide-se pelos vários meses do ano de forma a promover o território com base na sazonalidade e na excelência, diversidade e disponibilidade dos produtos regionais, muitos deles endógenos. O projeto conta com a colaboração de doze reconhecidos chefs nacionais e internacionais convidados, reconhecidos pelo guia Michelin, e pretendem levar pessoas à Madeira, para que estas levem a Madeira consigo, divulgando a região, a cultura e as tradições, incluindo produtos e produtores pouco conhecidos e/ou esquecidos de enorme qualidade gastronómica, cultural e histórica, de forma a posicionar a gastronomia e os produtos madeirenses enquanto referências internacionais.

5º evento – chef Louis Anjos
Dia 27 de maio, sábado, às 13:00
Preço – 65€ por pessoa, bebidas incluídas

Morada
R. do Sabão 6, 9000-058 Funchal

 Contactos/Reserva
Telm: 924 438 080
Mail: [email protected]
Site: kampo.pt/reservas/

Online

Home


https://www.instagram.com/kampo.restaurante/
https://www.facebook.com/kampo.restaurante