O Salpoente inicia no próximo dia 06 de maio o ciclo de jantares especiais de 2023, onde os protagonistas serão os ingredientes, o que é de verdadeiramente nobre na cozinha de um restaurante virado para agradar ao cliente: o produto e as suas técnicas.

Duarte Eira e a sua equipa irão, nos próximos meses, dar a conhecer alguns dos melhores produtos que temos no país e as técnicas mais conhecidas, e as mais extraordinárias, para o servir. E neste primeiro momento, teria que ser o Bacalhau o rei e senhor das mesas, pelo que representa do passado das gentes da terra, de muitas famílias, da vida do restaurante e, inclusive, do currículo pessoal do chef Duarte Eira.

Unindo parcerias com o parceiro Sr. Bacalhau, a equipa de cozinha vai trabalhar o tradicional bacalhau salgado seco mas irá apresentar igualmente o skrei e as diversas iguarias que o bacalhau traz à mesa, como as línguas, bochechas ou os sames. Serão momentos de especial paixão para quem admira tão nobre e delicioso ingrediente. A Confraria Gastronómica do Bacalhau irá estar presente, marcando simbolicamente o apreço que o restaurante tem pelas tradições e pela defesa intransigente da qualidade do gadus morhua que serve.

O jantar “Estórias, Bacalhau e Tradições” conta com vários snacks de boas vindas, quatro momentos principais e sobremesa. As várias entradas e petiscos de boas vindas serão acompanhados com Aveleda Loureiro.

O primeiro momento é um carpaccio de bacalhau com algas da ria, berbigão e ostra. Uma verdadeira ligação à região e à ria de Aveiro. A harmonização é o Villa Alvor Sauvignon Blanc. No segundo momento, fazemos uma ponte entre a tradição, com a equipa de cozinha a reinterpretar a “caldeirada” de bacalhau, com línguas e bochechas e uma espuma da caldeirada. O bairradino Arco da Aguieira Branco fará a respetiva harmonização.

O vinho branco Aveleda Granito acompanhará o Skrei, rei do terceiro momento. O Skrei será acompanhado com puré de batata, cebola caramelizada e alho negro com molho noisette.

Para finalizar a sequência, haverá uma ligação especial de colagénio entre o bacalhau, os sames, e a mão de vaca. Um vinho tinto de qualidade, como o Quinta Vale Dona Maria Vinhas Velhas honrará o prato.

A sobremesa conjuga chocolate negro, massa filo e frutos secos, maravilhosamente acompanhados com o Dona Maria Vintage, um vinho do Porto de excelência. O repasto custará 75 euros e os lugares são limitados.

A escolha da harmonização vínica não poderia ser outra. Em dia de homenagem ao bacalhau, também é intuito do Salpoente marcar mais uma vez homenagem a Rene Sabino, no primeiro jantar de 2023. E ao mesmo tempo, juntar uma marca e a uma família, a Aveleda e a família Guedes, que, também em 2022, perderam um dos seus esteios familiares. Por isso, serão os vinhos da Aveleda a acompanhar os pratos, numa viagem do norte ao sul do país. Afinal, se o bacalhau tem 1001 maneiras de o confecionar, também nós temos mil e um vinhos de qualidade em todas as regiões do país.

O restaurante Salpoente situa-se em frente à ria de Aveiro no canal de São Roque, onde dois armazéns antigos de sal foram cuidadosamente recuperados e transformados num espaço de requinte, mantendo a traça original, fazendo parte do património da cidade.