O primeiro, e até agora único, salão off português de vinhos, petiscos, arte e música, para partilhar com os amigos, tendo em 2019 o lema “somos Vignerons… somos Brasil”

O país irmão atravessa uma nova fase que todos esperamos traga um novo dinamismo à economia, e em concreto ao setor do vinho. No Brasil o consumo anual é de 170 milhões de garrafas de vinhos finos (vinhos de Vitis Vinífera) e 350 milhões de vinho de mesa (uvas americanas e híbridas, que no Brasil são legais). Das garrafas de vinho fino, 40 milhões são de vinho brasileiro. No importado, o Chile responde por 50%. Portugal ultrapassou a Argentina em 2018 e é hoje 2º colocado na preferência dos brasileiros, com 14%. Um mercado já muito importante, mas onde o potencial de crescimento é enorme, bastaria o novo governo baixar um pouco os impostos do vinho importado.

Por outro lado, quando se analisa a produção de vinho no Brasil há semelhanças com Portugal. Escreve o jornalista brasileiro Didú Russo: “Existem 1’100 vinícolas no Brasil, mas 10% delas representam 90% do mercado. Há poucos produtores dedicados a aptidão de seu terroir, embora isso seja um movimento crescente. Os vignerons artesanais, orgânicos, biodinâmicos e naturais, são em número reduzido no Brasil, fazendo ótimos vinhos, sinceros, com personalidade, mas lutando contra uma indústria arrogante, poderosa e instituições voltadas para os grandes.”

Por tudo isto, o Brasil, representado por Marina Santos (Vinha Unna) e Lis Cereja (Naturebas) nos vinhos e Israel Dedéa (Champenoise Bistrô ), é o convidado simplesmente… Especial!

Esta edição decorrerá novamente no Cais Novo, que Nuno Pinto Leite pretende tornar num novo espaço de referência do Porto, por cima do Museu do Vinho do Porto (a seguir à Alfândega) e contará com a presença de 100 + 2 vignerons, de Portugal, España, France e + 2 Brasileiros. Umas centenas de vinhos, brancos, laranjas, palhetes, rosés, tintos, secos e doces, novos e velhos, conhecidos e novidades, vinhos que querem simplesmente… ser só vinho. Vinho bebido. Vinho sentido. Vinho partilhado.

Além dos vinhos, existirão petiscos de três restaurantes: Delicatum – Joana Vieira e André Antunes (Braga), Carvão – Filipe Miguel Morais (Marina da Afurada) e, a novidade do ano, Boteco Mexicano – Luís Américo (Porto).

A já habitual exposição de Arte do simplesmente… Vinho está este ano sob curadoria de Nuno Pinto Leite, da galeria Ela Vai Nua e constitui mais uma razão para ir ao Cais Novo, que assim se transforma numa enorme Galeria, com obras de Diogo Muñoz, Né Themudo, Paulo Ramunni, Rosarinho Cruz e Tim Madeira.

Na música, para terminar cada um dos dois dias simplesmente… em festa, estarão presentes sexta-feira 22 os Budda Power Blues, uma das mais importantes bandas de Blues nacional; sábado 23, o final do simplesmente… Vinho 2019 tem notas tropicais e é com Rua das Pretas, a tertúlia musical lusófona de Pierre Aderne e o novíssimo The Wine Album, o álbum que os Beatles gostavam de… ter bebido.

Por último, last but not the least, vai haver um jantar pop-up com o chef Israel Dedéa, na sexta-feira 22, no restaurante Typograhia Progresso. O Israel é agricultor e cozinheiro, produz uma boa parte dos ingredientes do seu bistrô, tudo orgânico e certificado. Menu de degustação da autoria do chef Israel (com uma mãozinha, oops, as duas mãos, do “nosso” Luis Américo) acompanhado por 12 vinhos apresentados pelos próprios vignerons.

Pode consultar o site, facebook e o instagram