O Culto ao Bacalhau apresenta-se como um conceito de restaurante temático de raro nível, com uma qualidade intrínseca profunda, com base na cozinha tradicional portuguesa que nos marca e faz regressar às origens, em paralelo com a evolução dos tempos.

De mal-amado a um peixe de excelência, o bacalhau surge felizmente agora como a peça central num espaço assertivo, técnico, versátil e emocional, com uma profunda cultura gastronómica: abrangente e consistente.

Restaurante com abordagens técnicas a roçar a perfeição e a respeitar a tradição deste produto nórdico que ao longo da nossa existência se transformou num ícone da nossa identidade.

Rissol de Bacalhau à Espanhola com Maionese de Fiolho (un.); Bolinho de Bacalhau com Salada de Feijão Frade (un.); Ovas de Bacalhau Fritas com Limão; Cara de Bacalhau na Brasa com Molho Verde; Punheta de Bacalhau; Laminado de Bacalhau Fumado com Alcaparras; Linguiça de Bacalhau e Ovas com Salada de Couve e Salicórnia; Escabeche de Bacalhau com Mexilhões; Línguas de Bacalhau à Bulhão Pato; Colar de Bacalhau com Molho de Carne Assada, são as entradas disponíveis.

Para pratos principais: Feijoada de Sames de Bacalhau à Moda do Porto com Arroz no Forno a Lenha; Bacalhau à Brás; Caldeirada de Bochechas de Bacalhau à Africana; Bacalhau com Todos e Molho Fervido à Minhota; Bacalhau à Zé do Pipo; Bacalhau Gratinado com Gambas sem Leite ou Natas; Arroz de Bacalhau com Ostras; Cabeço de Bacalhau à Lagareiro ou Arroz de Costela Mendinha no Forno a Lenha.

Para sobremesas: Queijo Monte da Vinha com Figos em Calda das Rendufas; Pudim Abade de Priscos; Leite Creme Queimado com Ananás dos Açores em Vinho Madeira; Pão de Ló Húmido com Creme de Queijos das Beiras; Mil Folhas de Bacalhau com Ovos Moles e Gelado de Baunilha.

Os vinhos Culto são uma outra faceta a desvendar. Com acordos com conhecidos produtores, a carta disponibiliza opções Culto que têm vindo a ser invulgarmente trabalhadas, de vinhos de diversas regiões a harmonizar com algumas opções gastronómicas. De referir ainda os vinagres que também não foram esquecidos neste espaço que prima pela seleção.

Sabores, aromas e texturas imperdíveis apresentados numa mesa com uma mise en place elegante e cativante. Decoração minimalista e sóbria onde tudo tem uma razão de ser. No Culto ao Bacalhau somos privilegiados com uma verdadeira experiência gastronómica de momentos memoráveis, suportados por uma história para contar.

A carta tem informação sobre cada prato, como tempo previsto de preparação, tipo de confeção, tipo de empratamento assim como o conceito histórico do receituário.

O Chef Rui Martins, líder nato de origens minhotas, tem demonstrado ao longo da sua carreira e em especial neste projeto, uma dose incontrolável de rebeldia e insatisfação permanente, além de uma versatilidade emocional cativante, cujo limite estará muito para além do imaginável.

Um serviço de sala que tem a enorme responsabilidade de honrar a cozinha que passa por eles, e a que a equipa corresponde com um serviço de vinhos singular.

Tudo isto se traduz seguramente numa experiência ímpar – só com reserva –, em mais um espaço que integra os restaurantes Prumo ao qual já pertencem os conceitos dos 5 Brasão Bistrô e do Paparico (que voltará a abrir em novo local).

Mercado do Bolhão
Rua Formosa nº 322, loja R8
Piso Galeria
4000-248 Porto

CONTACTO

+351 910 729 138
+351 221 102 810
[email protected]
www.cultoaobacalhau.pt

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva