As irmãs Luísa e Maria Borges, co-proprietárias e rostos do projeto de vinhos do Porto e Douro Vieira de Sousa, têm já disponível no mercado o Alice branco 2022 (€9,80).

O Alice branco 2022 é um vinho que impressiona pela intensidade de aromas, a fruta tendencialmente cítrica, e pela extraordinária acidez, aliada a uma estrutura elegante. A frescura está presente do nariz à boca. Estas características resultam das castas, aqui numa tríade de Rabigato, Viosinho e Gouveio, mas em muito do terroir. As uvas têm origem na Quinta da Fonte – uma das quatro quintas da família –, numa vinha virada a nascente e situada a 500 metros de altitude, no planalto da pequena vila de Celeirós do Douro, Sabrosa, na sub-região do Cima Corgo.

A Quinta da Fonte é símbolo de um legado de cinco gerações: é ali que está a casa da família e uma respeitada capela, datada de 1710 e um excelente exemplo da arquitetura religiosa do séc. XVIII. Foi precisamente ali que viveu Alice Vieira de Sousa, tia-avó de Luísa (investiu na sua recuperação da casa e é onde reside, com o marido e os dois filhos) e Maria e a quem dedicaram uma das marcas de vinhos da Vieira de Sousa, envergando o seu nome e a sua mestria. Alice dedicou a sua vida a manter o projeto de produção de vinho e a casa de família, mas também a ensinar crianças nas escolas de Celeirós do Douro e de aldeias próximas. O rótulo é inspirado nos seus cadernos, na sua caligrafia e na primeira letra do seu nome.

Voltando ao vinho e ao ano de 2022, este foi vai ser recordado como um dos mais desafiantes dos últimos anos – não só na viticultura, mas na agricultura no geral. Fruto da falta de água ao longo de todo o ciclo da videira e de “uma chuva”, inesperada, mas muito bem vinda, que caiu a meio da vindima, a colheita foi muito irregular, algo que se fez sentir ao longo de todo o país. Segundo a enóloga e produtora Luís Borges, as vinhas em altitude, como esta que dá origem ao Alice branco – e também ao Vieira de Sousa Reserva branco – foram as que melhor conseguiram ultrapassar este ano seco e verão extremamente quente, resultando num vinho estruturado e equilibrado. 

Alice branco 2022 tem o PVP de 9,80€ com álcool de 13,0%  e acidez total de 5,5g/L.