O Vinha das Romãs um dos vinhos mais consagrados da Ravasqueira, apresenta o Vinha das Romãs Blanc de Noirs 2021, que mostra o potencial, em branco, daquela parcela muito especial

O Vinha das Romãs tem uma história conhecida por muitos. No local onde a parcela foi plantada, em 2002, existia um pomar de romãzeiras. Nesses 7,5 hectares de solo único, projetados para a prática de uma viticultura de precisão, foram plantadas cepas de Touriga Franca e Syrah, cujas raízes se foram entrelaçando com as raízes das romãzeiras que ali ficaram a enriquecer o solo. Anos mais tarde, nascia o hoje consagrado Vinha das Romãs tinto, um lote de perfil especial que é reconhecido e amplamente apreciado pelo mercado de consumidores exigentes.

Há dois anos, a equipa de enologia da Ravasqueira apostou em aproveitar a excecionalidade daquela parcela de terreno de vinha para criar algo muito diferente. Usando as mesmas castas, naquele mesmo solo argilo-calcário que é característico, escolhendo as zonas mais frescas e recorrendo às mais modernas tecnologias, fez-se um vinho branco a partir de uvas tintas. Surgiram, assim, as primeiras poucas garrafas do Vinha das Romãs Blanc de Noirs 2020.

A designação “Blanc de Noirs”, de origem francesa, refere, como o próprio nome indica, um vinho branco feito com uvas tintas. São as mesmas uvas das castas Touriga Franca e Syrah, conhecidas do Vinha das Romãs tinto, que fazem este novo vinho.

Chegou agora o momento de dar a conhecer ao público o novo Vinha das Romãs – Blanc de Noirs 2021. Fermentado, até 1/3 do tempo, em cubas de inox, e a partir desse momento em barricas novas de carvalho francês onde o trabalho de battonage foi prolongado durante 6 meses, o vinho apresenta, para os enólogos criadores deste vinho de exceção, David Baverstock e Vasco Rosa Santos, “uma acidez crocante que é o fio-condutor deste vinho e é equilibrada pela fruta. As notas de pêssego e damasco conjugam com uma mineralidade muito presente ao mesmo tempo que entendemos ser um branco de garrafeira, que se manterá por longos anos, podendo ser, contudo, apreciado desde já”.

O vinho tem um PVP recomendado de 16 euros e serão lançadas apenas 7 mil garrafas. Vinha das Romãs, Blanc de Noirs: a certeza de um vinho especial que não deixará nenhum apreciador indiferente.