Concurso apoiado pela makro integra Joana de Brito no grupo júnior das “Equipas de Competição Culinária ACPP”, que representam o país nas maiores competições culinárias internacionais

A jovem cozinheira Joana de Brito foi a grande vencedora do 1º Concurso de Formação, promovido pela ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal com o apoio da makro Portugal, e passa a integrar o grupo júnior (sub-25) das “Equipas de Competição Culinária ACPP”, que representam o país nas maiores competições culinárias a nível internacional.

O talento conquistou o júri com a entrada Brandade de Bacalhau, o prato principal Lombo de Vitela com redução de vinho do Porto, puré e legumes e como sobremesa Tarte de Chocolate com curd de laranja, depois de ter superado várias eliminatórias. A grande final foi ainda disputada pelos promissores cozinheiros Hugo dos Santos, Jan Patrick Coelho e Nadilia Lopes.

“Este concurso, impulsionado pela ACPP, é o perfeito exemplo daquilo pelo qual nos movemos. Acreditamos no enorme potencial dos mais jovens e no seu contributo para preservar, inovar e divulgar a riqueza dos sabores nacionais. Aliás, ’viver a paixão pela gastronomia portuguesa, levando ao mundo a sua diversidade’ é o nosso propósito e, por isso, apoiamos esta iniciativa e queremos acompanhar a sua evolução”, sublinha Filipa Herédia, Head of Communications & Egagement da makro Portugal.

“Na ACPP acreditamos que é em modelo de parceria que se tem maior sucesso e é assim que trabalhamos com os nossos alunos, formadores, parceiros. A Gastronomia tem um papel crucial para a nossa identidade cultural e temos um orgulho gigante em podermos realizar o nosso primeiro concurso com o apoio da makro”, afirma Paulo Pinto, Secretário-Geral da ACPP.

O júri foi composto por um painel bastante experiente e com um curriculum de reconhecimento internacional: Chef Executivo Paulo Pinto, Secretário-geral da ACPP, Chef Carlos Madeira, Chef Executivo Unilever, Chef Antonio Boia, Chef Executivo JNCQUOI, Chef Residente da ACPP Ricardo Mourão.