Recentemente lançado no mercado, o Dona Matilde Reserva tinto 2017 obteve já destaque em provas internacionais e apresenta um PVP de 20 euros

 

Vinhos
Quinta Matilde

Entre as mais antigas e emblemáticas propriedades do Douro, a Quinta Dona Matilde pertence à família Barros desde 1927, integrando no seu património Vinhas Velhas com idades entre 70 e 90 anos e outras mais recentes, plantadas há quase 30 anos. Com um total de 27 hectares de vinhas (e 93 hectares de área total), esta é uma quinta focada na produção de vinhos de qualidade superior que refletem o terroir de baixa altitude (vinhas entre os 50 a 300 metros de altitude) e que se têm afirmado pela sua elegância, capacidade de envelhecimento e originalidade.

 Na linha das anteriores edições (2007, 2008, 2011, 2013, 2015), o Quinta Dona Matilde Reserva tinto 2017 é produzido a partir das uvas de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Amarela das Vinhas Velhas da Quinta.  O envelhecimento lento e oxidativo, em tanoarias de diversas proveniências e evitando-se o excesso de madeira, contribui para o perfil final deste Reserva: um tinto do Douro elegante, complexo e concentrado.

Dona Matilde Reserva tinto 2017 é um vinho que revela no aroma alguma complexidade, fruta madura e especiarias. Na boca revela-se com excelente corpo, aveludado, magnífico final de boca e muito equilibrado, mostrando a sua capacidade de evolução em garrafa. Para acompanhar pratos com alguma personalidade em sabor.

Um vinho a ter na garrafeira, para beber já ou mais tarde, só ou em boa companhia.

Por Mário Rodrigues