O chef Diogo Rocha e o enólogo Hugo Chaves “dão uma mão” ao chef Vítor Sobral num jantar especial na Oficina da Esquina, para uma ementa a quatro mãos

No próximo dia 24 de Maio, a ilha Terceira, nos Açores, terá mais uma estrela (Michelin) a dar brilho ao seu território. A Quinta de Lemos, representada pelo chef Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, (1* Michelin) e pelo enólogo Hugo Chaves, vão preparar um jantar que tem tudo para ser único no restaurante Oficina da Esquina, do chef Vítor Sobral, em Angra do Heroísmo.

Na ementa do jantar os produtos da Terceira e dos Açores serão os protagonistas, que tanto o chef Diogo Rocha como o enólogo Hugo Chaves irão conhecer mais de perto, nos dias anteriores.

A relação de longa data do chef Vítor Sobral com a Quinta de Lemos materializa-se agora num menu a quatro mãos iniciará com um encharéu do mar dos Açores executado pelo chef Diogo Rocha, e com uma outra entrada do chef Vítor Sobral, um lírio do mesmo mar. O espumante Gegé, da Quinta de Lemos, fará o casamento perfeito para este início. Nos principais, teremos um Bacalhau do Mar do Atlântico, feito pelo chef Diogo Rocha, e um Bovino Ramo Grande da ilha Terceira, da autoria do chef Vítor Sobral. No capítulo vínico, os vinhos Santana Branco, Jaen e Touriga Nacional mostram a raça do Dão e como podem constituir um pairing perfeito para pratos de peixe e carne.

Para finalizar, teremos uma amostra de queijos – das ilhas de S. Jorge e Pico –, acompanhados por um Santana tinto da Quinta de Lemos. E para sobremesa, um “leite biológico” da Terceira, executado pelo chef Diogo Rocha, que encerra esta refeição com chave de ouro.

“Para mim, é sempre uma grande honra poder partilhar o gosto pelos produtos dos Açores, e da Terceira em particular, com pessoas com provas dadas nas suas áreas profissionais, como é o caso do chef Diogo Rocha e do enólogo Hugo Chaves, da Quinta de Lemos, e poder dar-lhos a provar na origem”, considera o chef Vítor Sobral, que se encontra ao leme do restaurante Oficina da Esquina, em Angra do Heroísmo, desde setembro de 2021.

“Este intercâmbio é muito enriquecedor”, complementa o chef Diogo Rocha, à frente do restaurante Mesa de Lemos (1* Michelin), em Viseu, desde 2013. “No meu caso concreto, poder cozinhar com o chef Vítor Sobral, que foi uma enorme influência na minha carreira, é um prazer redobrado. Além, é claro, de estar sempre interessado em provar produtos locais, para lá dos produtos açorianos que uso habitualmente nos meus menus.”

Hugo Chaves, o enólogo da Quinta de Lemos, concorda com o interesse do desafio. “O Dão vai à ilha Terceira mostrar toda a envolvência dos seus vinhos e das suas castas, que casam na perfeição com alguns dos melhores produtos dos Açores. Os vinhos da Quinta de Lemos acompanham muito bem uma imensa variedade de ingredientes da Terceira”.

O jantar, que começa às 20h e tem o custo de 65€, conta com música ao vivo, na voz de João Santos. Para quem quiser associar este jantar a uma estadia no hotel The Shipyard Angra, onde o restaurante está integrado, pode fazê-lo a partir de 220€, que garante a dormida num estúdio, com direito a pequeno-almoço, além do jantar para duas pessoas. É uma proposta apetecível para quem quer provar as criações de um chef com estrela Michelin e provar o melhor do Dão e da Terceira numa só ocasião.

Reservas: tel. 295 101 522
Email: [email protected]
Morada: Avenida Infante D. Henrique,
9700-098, Angra do Heroísmo, Portugal