Após dois anos a realizar-se 100% online, o “Vinhos de Portugal”, o maior evento de vinhos portugueses do Brasil, regressa ao formato presencial este ano em que se assinala o Bicentenário da Independência do Brasil e o Centenário da primeira travessia do Atlântico Sul, realizada pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Esta é a 9ª edição da iniciativa que a ViniPortugal, através da Wines of Portugal, vai dar a conhecer as novidades da produção vinícola portuguesa, demonstrando, uma vez mais, a sua diversidade e qualidade neste mercado. O evento estará dividido em dois fins de semana – de 3 a 5 de Junho, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, e de 9 a 11 de Junho, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

Uma das áreas de destaque do “Vinhos de Portugal” é o Salão de Degustação, em que 80 produtores vão dar a experimentar os seus vinhos, em sessões de duas horas, aos visitantes, num espaço que será também palco de sinergias, oportunidades e troca de experiências entre participantes e produtores.

Em paralelo, na Sala de Provas realizam-se sessões temáticas orientadas por uma seleção de especialistas, como a argentina Cecilia Aldaz (apresentadora do programa Um Brinde ao Vinho), os brasileiros Dirceu Vianna Júnior, único Master of Wine de Língua Portuguesa e Jorge Lucki, o colunista do Valor Econômico e da rádio CBN, e ainda os portugueses Manuel Carvalho, do jornal Público, e Luís Lopes, da revista Grandes Escolhas (este último apenas em São Paulo). Destaque ainda para a Área de Convivência do evento, local que contará com Talk-shows onde produtores portugueses estarão à conversa com chefs, artistas, apresentadores e jornalistas brasileiros e zona que terá um wine bar, lojas de vinho e food trucks.

Uma das novidades deste ano é a celebração dos marcos históricos do Bicentenário da Independência do Brasil e do Centenário da primeira travessia do Atlântico Sul. Para assinalar a data, no primeiro dia do evento, no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor ficará iluminado com as cores da bandeira portuguesa e no evento estará disponível um simulador em 3D desta travessia. Estas celebrações decorrem em parceria com o Governo Português.

O “Vinhos de Portugal” é organizado pelos jornais Público, O Globo e Valor Econômico, em parceria com a ViniPortugal, com a participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, com o apoio das Comissões Vitivinícolas do Alentejo, Dão, Península de Setúbal e Lisboa, da Coordenação do Bicentenário Independência Brasil – Ministério dos Negócios Estrangeiros – Portugal, do Jockey Club Brasileiro, do Shopping Cidade Jardim, da rádio oficial CBN e da curadoria Out of Paper.

Através da Wines of Portugal, a ViniPortugal tem marcado presença nos principais eventos internacionais, comunicando em mais de 20 países, sempre com o intuito de reforçar a presença dos vinhos portugueses em cada mercado e, deste modo, posicionar Portugal enquanto produtor de vinho de excelência.