A aprovação pelo IVDP da criação da categoria Vinho do Porto com Indicação de Idade “50 anos”, concede à Casa mais Antiga de Vinho do Porto lançar um duo inédito e exclusivo no mercado

Kopke, a Casa de Vinho do Porto mais antiga do mundo, pertencente ao grupo Sogevinus, apresenta o Kopke 50 Anos White e o Kopke 50 Anos Tawny, vinhos que celebram a sabedoria do tempo e revelam, em cada garrafa pintada à mão, o legado de meio século de história.

Expressão máxima da arte de loteamento ou de “blend”, os vinhos do Porto Idades, associados atualmente aos rótulos 10, 20, 30 e 40 anos, requerem mestria no casamento de vinhos, de forma a garantir a consistência do perfil identitário da Casa ao longo dos anos. O espólio da Kopke é precisamente reconhecido pela raridade e longevidade dos seus vinhos, o que permite um trabalho de acompanhamento muito especial para garantir que estes vinhos evoluem em complexidade, conservando a riqueza de aromas que lhe são intrínsecos. É precisamente graças a este património que a Casa centenária pode posicionar-se na vanguarda da recém-criada categoria com o lançamento, não apenas de um Tawny, mas também de um White, ambos “50 Anos”.

Carlos Alves, Enólogo e Master Blender da Sogevinus, descreve “de extrema finura e delicadeza, estes dois vinhos do Porto proporcionam momentos de deleite e contemplação, camada a camada, que os tornam na opção ideal para comemorações especiais”.

O Kopke 50 Anos Tawny apresenta uma tonalidade mogno, que chega a apresentar alguns reflexos esverdeados. No nariz, é intenso e com aromas em camadas de envelhecimento em madeira, em que sobressaem notas a figos secos, caixa de tabaco, ameixas brancas secas e nozes. Na boca, revela notas de envelhecimento em madeira, como as especiarias e frutos secos, envolvidos por notas mais frescas que tornam o vinho com um final de boca único e interminável.

Bebe-se perfeitamente a solo, mas quem preferir harmonizar, pode fazê-lo com um tradicional leite-creme ou com uma tarte de maçã e gelado de baunilha a acompanhar. Outra opção, igualmente estupenda, é casá-lo com frutos secos ou queijos de pasta dura e média intensidade.

O Kopke 50 Anos White tem uma tonalidade dourada escura com laivos esverdeados. No nariz, é um vinho elegante e intenso, em que sobressaem notas de fruta amarela com caroço, como os damascos e os alperces, envolvidos em notas de especiaria e frutos secos, como avelã e baunilha, mas sempre com um apontamento cítrico. Na boca, exibe-se opulento com notas salinas, mantendo a frescura. De perfil elegante e exótico, este vinho harmoniza na perfeição com fruta laminada, com uma tarte de amêndoa, frutos secos, ou mesmo com queijos de pasta dura ou foie gras.

Sendo certo que o Vinho do Porto pode ser consumido sem necessidade de pretexto especial, é verdade que este Kopke 50 Anos ganha uma dimensão especial se for aberto para assinalar, com pompa e circunstância, 50 anos volvidos de datas especiais, seja aniversário ou bodas de ouro.

 

Kopke 50 Anos White e Kopke 50 anos Tawny estão disponíveis para venda nas garrafeiras da especialidade e na loja online da marca.

O Kopke 50 Anos White (0,375cl)  tem o PVP de 149€, o Kopke 50 Anos Tawny (0,75l) de 199€.