O restaurante Contra trouxe um novo fôlego e dinamismo às Docas de Santo Amaro, em Alcântara, num espaço “contra” conceitos e preconceitos, acrescentando mais sabor à gastronomia da cidade

Aberto no final de 2021, na localização do antigo Irish & Co, encontra-se agora o Contra, um restaurante com esplanada e vista direta para o rio Tejo, com um mundo de sabores lá dentro para descobrir.

O projeto nasceu da paixão de Manuel, António, Rodrigo e José, amigos e sócios, por boa comida e bons momentos, e a  liberdade que caracteriza o Contra materializa-se através da sua eclética oferta gastronómica. Nesta harmonia de sabores as influências seguem, essencialmente, a matriz sul-americana, mas inspiram-se em várias partes do globo e diferentes culturas, resultando num conceito que faz questão de não se deixar “prender” pelas regras. O espaço transmite boa disposição e energia positiva, num ambiente descontraído e trendy, onde se pode desfrutar de uma variada seleção de música e cocktails. O rio e a vista privilegiada são “abraçados” pela conhecida e restaurada escultura Maravilha, o antigo ícone do LX Factory.

“O Contra une a gastronomia à arte num espaço descontraído e sem formalismos, onde a conjugação de uma boa proposta gastronómica e bons momentos não implica fato e gravata, e onde os queremos que os clientes se sintam à vontade para desfrutar da experiência, da companhia, da música e da vista. Queríamos um espaço que não estivesse “preso” a um estilo único de cozinha, mas sim à qualidade dos produtos e da sua confeção.”, explica Manuel Bonneville, um dos sócios do projeto. “A base do projeto é ‘Make Docas great again’. Com uma oferta de qualidade e muita descontração, pretendemos trazer uma lufada de ar fresco a esta zona privilegiada e nobre de Lisboa, impulsionando a redescoberta de um local com tanto significado para a capital.”, reforça Manuel Bonneville.

Com dois pisos com uma privilegiada vista para o rio, esplanadas e varanda com capacidade para 200 clientes, a variada oferta gastronómica do Contra, onde o sabor une todos os elementos, conta com croquetes vegetarianos e de cachaço, tártaro à Tuga, CFC (Contra Fried Chicken), ceviche Quase Clássico (feito com o peixe do dia) e tacos de camarão. Além dos hambúrgueres (com opção vegan), encontram-se a salada Júlio e pratos de peixe como a corvina Thai e o polvo grelhado com o seu arroz, e uma variada lista de acompanhamentos. Pode também saborear-se carnes maturadas como o entrecôte, o chuleton e o T-bone, a costeleta de novilho BBQ e a picanha do Uruguai. Para terminar, ou começar – que no Contra os preconceitos ficam à porta – a refeição, são várias as sobremesas. Entre a Burnt Lemon Pie, o 3C’s e os churros tres leches, o difícil é escolher apenas uma. O espaço está aberto ao longo do dia, e entre os pratos há também opções vegetarianas (e vegan).

Numa carta versátil e livre de normas, a criatividade estende-se igualmente às bebidas. Encontram-se opções para todos os gostos, que acompanham os diferentes estilos de músicas da banda sonora, incluindo os próprios vinhos de marca própria – Contra (tinto, branco e rosé), desenvolvidos em função da personalidade da marca. Entre os cocktails Do Contra, Not So Sour e Barbie à Margarita Desoriginal e algumas combinações clássicas, as sugestões vão surpreender.

A música é um dos elementos fundamentais do Contra. Do Jazz ao Reggae, ao House e ao Pop, há música para todos os gostos. A liberdade de expressão faz parte do menu, encontrando-se, por exemplo, vozes como Tim Maia, The Notorious Big, Carl Cox e Jim Morrison. De quinta a sábado, a cabine do DJ estará a cargo de várias pessoas com diferentes estilos musicais e backgrounds (quinta-feira até à 01h, e sexta e sábados até às 04h).  Além da música, o projeto pretende também apoiar, no geral, a arte. O espaço será palco para várias bandas, tanto as conhecidas como as emergentes, destacando-se enquanto local de exposição cultural com exposições, exibições, e outras oportunidades artísticas.

Morada:
Doca de Santo Amaro Armazém 18,
1350-353 Lisboa
Contactos/Reservas
(+351) 21 164 1637
[email protected]
Redes sociais
@contra.lisboa