Em julho,  a Encostas d’Alqueva, juntamente com a Federação Portuguesa de Futebol lançou um vinho de coleção chamado 10 de julho, para homenagear a vitória de Portugal no Campeonato Europeu, com assinatura de Aníbal Coutinho e com edição limitada.

A produção do vinho foi idealizado e acompanhado por um dos mais prestigiados enólogos do panorama nacional, Aníbal Coutinho, através de uma seleção cuidada com contributos de várias regiões vinhateiras nacionais, à base de castas que cá se destacaram e marcam a diferença e a tipicidade do nosso território. Para além de ter sido conservado na melhor garrafa do mercado, o vinho “10 de julho” está incluído numa embalagem especial, que inclui ainda uma réplica do troféu dos campeões europeus.

Aníbal Coutinho revelou-se honrado pelo seu contributo: “O convite era impossível de recusar, é uma honra participar nesta dinâmica de vitória da Seleção Nacional. Este vinho foi produzido para dar voz ao país que é rico nesta área, de norte a sul, este a oeste. Aqui neste produto tem contributos de várias regiões nacionais. Espero ter tido a arte de ter colocado nesta garrafa um lote que simboliza esta qualidade superior que a Seleção Nacional nos mostrou”, considerou.

Questionado sobre a “identidade” do vinho, Aníbal Coutinho fez o paralelismo com a Equipa das Quinas: “Quando pensei neste vinho pensei em Cristiano Ronaldo, a grande referência da seleção. Pensei sobretudo na sua longevidade, sempre numa qualidade superior. Ou seja, num vinho que já mostre uma qualidade superior agora e que daqui a cinco anos a mostre também”, confessou.

Nuno Moura, diretor de Marketing da FPF, explicou a iniciativa: “Tínhamos a intenção de criar alguns produtos que realmente fossem muitos especiais e que permitissem, a quem os adquirir, ter uma lembrança desta conquista única e que perdurará na nossa memória. O vinho “10 de julho” é um projeto que nos deu muito gozo e é um produto que simboliza uma ocasião, daí termos apenas produzido 2016 unidades, ano da vitória do Euro.

Manuel Bio, administrador da Encostas do Alqueva, lembrou as origens deste projeto: “O desafio da FPF foi para que realizássemos um produto que representasse, não uma região, mas um país. É um vinho muito especial, para colecionismo, com 2016 unidades, lembrando a data da conquista em França”, finalizou.

O produto já se encontra disponível na loja oficial da FPF (https://loja.fpf.pt/pt/) e em lojas autorizadas por todo o país.