Este lançamento vem no seguimento do caminho que a marca tem vindo a traçar na área da sustentabilidade e preservação do ambiente, sendo um vinho tinto de cor vibrante que combina três das castas autóctones do Douro: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz

A Sogevinus Fine Wines apresenta o primeiro vinho biológico com assinatura da marca São Luiz – São Luiz Biológico Tinto 2021. Com este lançamento, a marca materializa um sonho alimentado há vários anos, de dar vida a um vinho biológico, e que espelha os valores da marca São Luiz.

Em toda a sua cadeia de valor – da vinha ao vinho, a Sogevinus tem vindo nos últimos anos a traçar de forma consistente o seu caminho na preservação do Ambiente. A Quinta de S. Luiz foi pioneira na utilização de um método inovador, que reduz drasticamente a utilização de pesticidas e outras substâncias poluentes na vinha, não utilizando inseticidas desde 2013.

Na Quinta de São Luiz, a reconstrução dos muros que sustentam os terraços das vinhas evitando a erosão dos solos, assim como a manutenção de outras culturas para além da vinha, onde predominam os arbustos mediterrâneos, garantem a preservação do habitat de uma grande variedade de animais selvagens, zelando por uma maior biodiversidade na região. Estas medidas, em conjunto com a reconversão da vinha e a replantação de castas minoritárias, são alguns dos exemplos do compromisso da empresa com a sustentabilidade, que a certificação pela SATIVA com o selo de Produção Integrada, apenas vem reforçar.

O lançamento do São Luiz Biológico Colheita Tinto é mais um passo estratégico neste percurso, que visa reforçar o empenho da empresa e da marca na procura de um futuro mais sustentável. O novo vinho, distingue-se pela sua cor vibrante, onde sobressaem os aromas florais da Touriga Nacional e notas de bosque. O São Luiz Biológico Colheita Tinto apresenta ainda notas subtis de pimenta preta e, na boca, é elegante e fresco, com taninos finos e persistentes, que o tornam ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e queijos.  Recomenda-se que seja servido a uma temperatura entre 16º e 18ºC.

Ricardo Macedo, enólogo da Sogevinus, destaca que “Este é o primeiro vinho biológico da marca, que ao combinar três das castas que melhor representam a nossa região, a Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz, que provêm de uvas de produção biológica certificada, dão corpo a um vinho biológico que surpreende pela sua frescura e caráter floral.”

Em termos de vinificação, este vinho, desenvolveu-se com desengace total e esmagamento. A sua fermentação alcoólica decorreu em cubas de inox durante 12 dias, a temperaturas entre os 23º e os 25º, seguida de uma maceração peculiar por mais de cinco dias. A fermentação maloláctica do São Luiz Biológico Tinto também foi feita em cubas de inox, sendo que parte do envelhecimento decorreu em barricas de carvalho francês de 300 litros.

A Sogevinus foi mais longe no lançamento do primeiro vinho biológico da marca São Luiz, elevando a sustentabilidade também ao packaging, considerando para este vinho uma embalagem eco-friendly, com caixa de transporte composta por 75% de cartão reciclado, uma garrafa 30% mais leve do que as que se encontram habitualmente no mercado, e ainda uma cápsula PET 100% reciclável, de acordo com as práticas sustentáveis da empresa.

O PVP Recomendado é de 9,99€

Este vinho está disponível na loja online da Sogevinus, em:  https://pt.uvawineshop.com/ e em pontos de venda selecionados.