Do Douro Superior, os vinhos da Quinta do Val Moreira transmitem maturidade através das vinhas velhas utilizadas e do trabalho de enologia desenvolvido. Transparecem um grande e cativante equilíbrio, deixando que a matéria-prima brilhe e se revele no resultado final destes precisos néctares

Com trabalho de enologia de Bernardo Cabral, Filipe Sevinate Pinto e Ricardo Gomes, destaco dois excelentes vinhos. Começamos pelo Val Moreira reserva branco de 2019 – um vinho cítrico e mineral, madeira bem integrada, um excelente final de boca e muito gastronómico, podendo acompanhar pratos de peixe e carnes brancas.

Já o Val Moreira Altitude 734M de 2018, demonstra ser um vinho complexo, pouco exuberante no nariz mas extremamente cativante na boca, com frescura e excelente volume. A madeira bem integrada transmite uns toques de exotismo, com especiarias, sendo o estágio em barricas de carvalho português. O final de boca é cativante e prolongado. Este vinho pode acompanhar pratos mais exuberantes em temperos e confeção, sejam de carne ou de peixe mais gordo e/ou com algum tempero.

Localizada na margem sul do rio Douro, no Cima-Corgo, a Quinta do Val Moreira foi comprada pela XVINUS em 2018 e requalificada para enoturismo. Tem 23 hectares dedicados à produção de Vinhos do Porto e vinhos do Douro de grande qualidade, 2 hectares de olival e 2 hectares de amendoal. Oferece uma vista fantástica sobre o Vale, onde o rio Douro e o rio Tedo são protagonistas.

Por Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa