Tinto da colheita de 2009 torna um sonho realidade, sendo o mais aguardado e emblemático vinho deste produtor duriense, que chega agora ao mercado

QP Homenagem tinto 2009 - e netos do Popa 450

Stéphane e Vanessa Ferreira, atuais “percursores” da Quinta do Pôpa, partilham finalmente o mais aguardado e emblemático vinho produzido nesta propriedade duriense: o ‘Quinta do Pôpa Homenagem’. Um tinto de celebração, um néctar carregado de emoção, de orgulho e de saudade, que materializa a mais sentida homenagem ao avô de ambos, conhecido como Pôpa e motor do sonho da família Ferreira, iniciado por José Ferreira (também conhecido por Zeca do Pôpa) . No contra rótulo pode ler-se uma sentida dedicatória escrita pelos netos do Pôpa: “D’ouro senhor e humilde agricultor, retrato de vivacidade, dedicação e perseverança. Em traços largos de saudade ecoamos a tua história, batizamos o teu sonho, procriamos o néctar. Sábio rogador, no lavor do aperto, na demora do estágio, uniste-nos. Em tom de homenagem, para ti, bom feitor: o cálice.”.

‘Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2009’ é um vinho de cor ruby. Com aroma complexo e intenso, destaca-se a fruta preta madura em equilíbrio com as especiarias dadas pelo estágio em barricas de carvalho.
Na prova, é um vinho com taninos bem presentes: volumosos e suaves na entrada, mas afinados e elegantes, primando pelo equilíbrio entre a concentração e frescura. Ideal para harmonizar com cabrito assado, chanfana, arroz de cabidela.

Depois de uma cuidadosa seleção de uvas, provenientes dos melhores talhões de Vinhas Velhas (40%), Tinta Roriz (35%) e Touriga Nacional (25%), na vinha e na adega, a fermentação decorreu em separado e em pequenos lagares de inox, com macerações prolongadas, onde as uvas foram suavemente submetidas a pisa a pé. O vinho passou diretamente para barricas de carvalho francês – novas (40%) e de segundo e terceiro anos (60%) –, onde ocorreu a fermentação maloláctica e posterior estágio durante nove meses.

Uma produção bastante limitada: precisamente 2.009 garrafas de 750ml e 90 magnum, com um PVP de € 29,00 e € 63,00, respetivamente.