Um ano excecional. Um vinho excecional. Foi assim 2015, com a secura da primavera e do verão a revelar-se desafiante para a produção de vinho. Da Quinta da Soalheira, o trabalho rigoroso da Sociedade de Vinhos Borges fez nascer o Borges Vintage Port 2015, agora posto à prova após um estágio de dois anos.

O ano de 2015 revelou-se um grande desafio perante as condições climatéricas, que assolaram a região do Douro, e só foram ultrapassadas graças a um trabalho rigoroso e minucioso na vinha. Esta mestria no exato momento da vindima, assim como a seleção dos melhores talhões e das uvas da Quinta da Soalheira – aliada à arte do lote, que permitiu a preservação do estilo e identidade de cada casta (Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Sousão) -, permitiram a criação deste Vintage de caráter sedutor e densidade única.

As maturações e extrações equilibradas, acompanhadas de fermentações longas, conferiram a este Porto uma cor ruby intensa e escura, complexidade aromática e taninos firmes e volumosos. Além disso, o Borges Vintage Vintage Port destaca-se também pelo aroma jovem e fresco, marcado pela presença de notas de eucalipto e mentol, com nuances de ameixa preta e madura (características de um ano de grande maturação). Sensações aromáticas fortes e equilibradas entre a doçura e a acidez, como um bom porto exige, tornando-o macio na boca.

Este porto é ideal para harmonizar com queijos gordos e sobremesas de chocolate ou frutos vermelhos.