Um trabalho vínico que demonstra uma precisão relojoeira, com escolha cacho a cacho de cepas com 40 anos, para uma produção de pouco mais de 1.000 garrafas (933 de 750 ml e 200 magnum) e um rigor de qualidade com origem numa excelente primeira colheita de 2016, engarrafado em 2018

Luís Machado e João Abel Dias (respetivamente arquiteto e ambos empresários) criaram e desenvolveram o projeto Casas do Pesinho – uma ideia de vinho e enoturismo nascida do encontro casual destes dois amigos no lugar do Pesinho (um lugar em Covas do Douro), sítio onde também está a nascer o enoturismo. A maturação deste projeto foi impulsionada pelo amor ao Douro, suas gentes e vinhos, tendo bem presente no horizonte a busca permanente da excelência.

O rigor da qualidade e um vinho que lhes desse prazer e do qual se orgulhassem, levou estes dois amigos a selecionar dois bons profissionais reconhecidos na praça – é sobre o viticultor Luís Lopes e o enólogo Pedro Sequeira que recai a responsabilidade técnica da produção desta primeira colheita do Casas do Pesinho.

Casas do Pesinho Douro Doc tinto 2016, da sub-região do Cima Corgo, é um saboroso néctar composto pelas castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, cujas cepas provenientes de uma só vinha estão a uma altitude de cerca de 420m em solos xistosos, localizados entre Covas e o Pesinho. A pisa é feita em lagar e cuba de inox, sendo o estágio de 20 meses em barricas usadas de 500 litros de carvalho francês.

Acabado de abrir, o nariz não é demasiado exuberante e deixa revelar uma complexidade entusiasmante. Magnífico volume e fim de boca, fruta vermelha e acidez muito equilibrada (mas bem presente), que lhe dá uma elegância distinta e a promessa de uma longa e segura guarda. Para beber deve ser aberto pelo menos 1 hora antes e para que aprecie ainda melhor, deverá decantá-lo, dando a capacidade de o vinho “respirar” e de libertar aromas guardados na garrafa. Merece um excelente copo para vinhos tintos deste nível.

Pratos consistentes, intensos e saborosos serão a companhia ideal para uma boa harmonização. Tem o PVP recomendado de 29€.

Contacto: [email protected]

Texto de Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa