Durante anos, o azeite da Quinta de Lemos foi um segredo conhecido e partilhado apenas pelos comensais do Mesa de Lemos, o restaurante desta Quinta do Dão onde era servido, com direito ao seu próprio “momento”. Este ano, o azeite da Quinta de Lemos chega finalmente ao mercado, em três versões – Galega, Arbequina e Cobrançosa

Desde 2014 que o olival da Quinta de Lemos, composto por 7 hectares e aproximadamente 2500 oliveiras, começou a ser desenvolvido. Mas só em 2017 se começou a produzir azeite nesta quinta do Dão. Atualmente, a produção média é de 3000 garrafas por ano.

À semelhança das vinhas, também o olival é tratado dentro de um programa de proteção integrada, mantendo todo o respeito pela natureza e o meio ambiente. Para contribuir ainda mais para esta causa ambiental, 6 hectares do olival estão a ser reconvertidos para agricultura biodinâmica.

Na altura da apanha, em Outubro e Novembro, as azeitonas são colhidas à mão e processadas num período máximo de 24 horas, para preservar toda a frescura e qualidade. A colheita é feita manualmente nas árvores de pequeno porte (Arbequina, Verdial), e nas árvores de maior porte é usada uma ferramenta vibratória nos galhos, que não danifica nem parte os ramos das oliveiras.

As azeitonas são colocadas em caixas até 15 kg e transportadas para o lagar, onde o azeite é extraído por processos estritamente mecânicos e a frio. Todos os azeites da Quinta de Lemos são extra-virgens e têm uma acidez muito baixa, que varia entre 0,09 e 0,12. A “maga” dos azeites desta quinta do Dão dá pelo nome de Cátia Correia. Engenheira agrónoma de 33 anos, foi contratada inicialmente para tratar dos pomares, colmeias e criar uma horta biológica na propriedade, mas foi prontamente desafiada por Celso de Lemos para fazer “o melhor azeite do Dão”. A partir daí, fez os três níveis do curso do ISA do professor José Gouveia, de análise sensorial do azeite, e não mais parou.

“Na mesma linha dos vinhos Quinta de Lemos, que procuram a excelência e espelhar o melhor de Portugal e do Dão, também os nossos azeites têm o mesmo padrão de qualidade”, afirma Pierre de Lemos, director-geral da Quinta de Lemos. 

A partir deste ano, os azeites Quinta de Lemos podem ser apreciados por todos, quer na sua versão de garrafa individual (PVP de 19€), quer na sua versão de caixa com 3 garrafas (PVP de 49€). Uma bela (e saudável) sugestão de prenda para este Natal.

Alguns pontos de venda onde pode encontrar estes azeites são a Garrafeira Symposio, em Coimbra, a Garrafeira Feira do Vinho, em Almancil, a Finos segredos, em Vale de Cambra, a Garrafeira/Restaurante 3 pipos, em Tondela ou a Garrafeira Ideal, na Caranguejeira, entre outros.

Mail: [email protected] ou [email protected]