De norte a sul do país, a cerveja Bohemia já habituou os portugueses a ver os restaurantes trocar de cidade, criando uma experiência cervejeira e gastronómica inesquecível. E esta edição que irá decorrer de 27 a 29 de setembro, não é exceção, agora com o Restaurante Escola de Alcácer
Aberto há 12 anos na estrada que vai de Alcácer à Comporta, o Restaurante Escola deve o seu nome ao facto de funcionar numa antiga escola primária do Estado Novo e é um projeto cozinhado em lume brando, para resgatar do esquecimento as memórias de uma cozinha secular.
Assim, no último fim de semana de setembro, a cerveja Bohemia leva à cidade do Porto os clássicos bem feitos e cheios de sabor do Restaurante Escola, que quando combinados com a melhor Cerveja ganham uma nova interpretação. Para isso, contam com a experiência e sabedoria do chef Octaviano Martins, que promete não deixar os seus créditos por mãos alheias.
Como introdução para esta primeira aula, aposta-se na frescura da Bohemia Pilsener, que será o amuse-bouche da matéria dada. Esta Cerveja será acompanhada de uma Cenoura Aberta – um clássico do Sul, onde a cenoura é ligeiramente cozinhada e depois temperada com azeite, alho, coentros e vinagre. Uma espécie de pickle alentejano que acompanha muito bem com pão.
A primeira lição versa sobre as delícias do pão alentejano, um encaixe perfeito para os torrados da Bohemia Bock, inigualável companhia nos pratos de panela. A belíssima Açorda de Tomate com Enguias fritas é um dos pratos que identifica a região, e que aqui se vê enriquecida com pedaços de chouriço e pão frito. O ovo escalfado finaliza a experiência que acompanha muito bem as enguias fritas, com limão, para ficarem ainda mais deliciosas.
Na segunda lição aprende-se o que já está esquecido. A Bohemia Puro Malte conhecida pelas suas notas de amargor ligam na perfeição com a maravilhosa Perdiz na Púcara – mais um clássico alentejano, a comida de conforto por excelência. Esta é uma receita rica e cheia de sabor. Cozinhada no tacho, com tenros legumes e muito caldo para se molhar o pão, a delicadeza da Perdiz ganha aqui um enorme destaque que honra a tradição.
Para o prato estrela desta edição, elegeu-se a Bohemia Original, que com as suas notas de caramelo e corpo bem presente faz a ligação perfeita entre a tradição e o palato. A Empada de Coelho Bravo com Arroz de Pinhão é um dos pratos que deu fama ao Restaurante Escola. Uma empada rica, com um recheio bem composto de Coelho Bravo. A massa muito bem feita e o recheio a preceito fariam o orgulho das avós. Acompanha com arroz de pinhão e como pairing, a Bohemia Original.
Para terminar com nota máxima, o Doce da Casa, a que acresce a saborosa surpresa dos pinhões típicos da região. Como conselho para os mais gulosos devem acrescentar umas gotas de limão e mexer bem com uma colher, para uma viagem direta à infância.
Preço é de 30€ e o menu inclui ainda cervejas Bohemia, Água de Luso e café.
Saiba tudo sobre esta edição das Mesas Bohemia em mesasbohemia.pt ou compre os seus bilhetes para este evento irrepetível em ticketline.sapo.pt. Reserva o teu lugar para jantar, sexta ou sábado às 20h, ou para almoçar domingo às 13h.
Redes Sociais