Está a aproximar-se a 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, que decorrerá entre 29 de Abril e 3 de Maio. Os vencedores terão projeção internacional com presença nos muitos eventos promovidos pela marca Wines of Portugal, da ViniPortugal, ao longo do ano de 2024 em mercados como Angola, EUA, Prowein São Paulo, Suíça, Bélgica, Canadá, Prowein Xangai, Noruega, Dinamarca, Suécia, Reino Unido (Edimburgo), entre outros

As inscrições já se encontram abertas e terminam a 22 de Março de 2024 com um custo de 75€ + IVA por referência, contudo se a inscrição se realizar até 29 de Fevereiro os concorrentes irão usufruir de um desconto de 5€ por cada vinho a Concurso. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal: https://www.concursovinhosdeportugal.pt/.

Os vinhos premiados no Concurso Vinhos de Portugal poderão ostentar o selo correspondente ao prémio: Grande Ouro, Ouro ou Prata, diferenciando-se pela garantia de qualidade, atestada através de um júri constituído por enólogos, escanções, jornalistas, , sendo um deles o Presidente de júri. Esta iniciativa promete ainda elevar a imagem dos vinhos portugueses internacionalmente, garantindo a sua presença em acções de promoção organizadas nos mercados internacionais, tanto em seminários apresentados por Wine Educators reconhecidos internacionalmente, como em espaços de prova dedicados ao Concurso Vinhos de Portugal. 

Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, considera que “O Concurso Vinhos de Portugal é uma referência para todos os actores no sector vitivinícola, pois é aqui que se definem algumas das tendências de consumo para o ano seguinte. São vinhos provados por profissionais altamente qualificados para o efeito e com uma vasta experiência, pelo que a avaliação dos vinhos a concurso e a sua distinção são de extrema importância para produtores e enólogos”.

Na edição de 2023 do Concurso Vinhos de Portugal estiveram a concurso 1.385 referências de vinho, sendo que o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.