O irmão do meio de uma família de mãe inglesa e pai barquense é cheio de estilo e ninguém resiste ao seu charme, resultando da fusão de uma Red IPA com uvas da casta Vinhão. Um Cervejão de cor avermelhada, acidez equilibrada e aromas frutados que proporciona uma experiência intensa e diferente

A Letra (Vila Verde) e a Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, juntaram-se para criar um produto único e genuíno, com ligação ao Minho, de um sabor surpreendente para não deixar ninguém indiferente. Será um desafio sensorial para os amantes de cervejas e de vinhos. 

A Cerveja Letra foi criada em 2013 e procura, desde então, inovar e elevar o valor da cerveja em Portugal, com o desenvolvimento de novas receitas e experiências. Em 2015 criou o conceito de Letraria Brewpub, hoje uma referência nacional. A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, por seu lado cuida desde 1963 de um património vitícola e cultural ímpar, localizado num território singular, atravessado pelos rios Lima, Vade e Vez, e tem-se notabilizado pela produção de Vinhos Verdes de reconhecido valor, dando agora o seu primeiro passo no mundo cervejeiro.

Em outubro de 2018 a Adega selecionou as melhores uvas da casta Vinhão – caracterizadas pela cor intensa vermelho-granada, aroma e sabor a frutos vermelhos e uma acidez refrescante – para originar um mosto, o qual fermentou com o mosto cervejeiro. Este híbrido, entre cerveja e vinho, sofreu duas finalizações responsáveis pelo caráter único desta fusão. Primeiro, procedeu-se a uma segunda fermentação com uma levedura vínica, e em segundo lugar, deu-se a adição de um lúpulo nobre alemão da variedade Hallertau Blanc. O resultado é um produto com 9 % de álcool, aromas frutados e cítricos e um sabor e cor característico da casta Vinhão com uma frescura persistente.

Segundo o enólogo da Adega José Oliveira “este é um produto único que vai surpreender os apreciadores de vinho e os amantes de cerveja, pela sua complexidade aromática. Foi efetuada uma cuidadosa seleção de algumas das melhores uvas da casta Vinhão para dar elegância e corpo ao produto”.

Por seu turno, Francisco Pereira co-fundador da Letra e especialista cervejeiro, enaltece “o Cervejão  Vinhão Grape Inspired segue a estratégia da marca em associar-se ao mundo dos vinhos, tendo esta cerveja uma untuosidade e persistência únicas, que permitem acompanhar os pratos intensos e saborosos da nossa gastronomia regional, como um sarrabulho, mas também queijos fortes e outros de outras paragens”.

Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, C.R.L. Av. Fernão Magalhães – Lugar de Agrelos   4980-601 Ponte da Barca | Portugal T. +351 258 480 220 | [email protected] | www.adegapontedabarca.pt