O restaurante D. Joaquim promove dia 8 de julho, a partir das 20 horas, um encontro entre as regiões da Bairrada, Dão e Alentejo, sendo  Quinta do Encontro, Cabriz, Casa de Santar e Herdade do Monte da Cal os vinhos que vão acompanhar as escolhas de Joaquim Martins de Almeida para o jantar vínico deste espaço gastronómico da cidade de Évora

Encontros vínicos no restaurante D. Joaquim - Julho 2016

Para dar as boas vindas, Casa de Santar Reserva Branco (Dão) acompanhará um Folhado de alheira e queijo alentejano perfumado com geleia de rosas. Este momento servirá também para apresentar a nova colheita de 2014 do QdoE Preto Branco Reserva Tinto (Bairrada).

A entrada, Surpresa de Verão — meloa, presunto, paio e cabeça de Xara —, harmoniza com Cabriz Bruto, espumante do Dão de cor amarelo claro e citrino com bolha fina e muito persistente.

Para acompanhar o prato de peixe, Calducho de Bacalhau e ovo escalfado, a escolha recai sobre o Herdade Monte da Cal Saturnino Grande Reserva Branco, um vinho alentejano com grande complexidade aromática onde se destacam as notas de frutos secos, tropicais e exóticas, bem como nuances de especiarias doces.

A refeição prossegue com o prato de carne, Leitão na massa folhada com migas de broa e grelos, acompanhado pelo novo Encontro Baga Tinto 2012, um vinho concentrado, fino e poderoso. Com um carácter bem bairradino, apresenta grande frescura aromática, patente nas sugestões de frutos silvestres.

Para terminar esta experiência vínica, temos a estreia do Outono de Santar Colheita Tardia 2015, um vinho do Dão com bom equilíbrio de acidez, açúcar e álcool. Ideal para acompanhar uma sobremesa delicada que, neste caso, se trata de uma homenagem a um vinho único: Pudim de Amêndoa “Outono de Santar” com seu gelado.

O jantar terá um custo de 26€ por pessoa e é necessário efetuar reserva.

D. Joaquim
Rua dos Penedos, nº6
7000-537 Évora
Contacto: 266 731 105 / 938 092 121
Email: [email protected]