O restaurante mais antigo da Madeira, aberto no início de dezembro de 1945 logo após o fim da segunda guerra mundial, foi completamente remodelado em 2015 (após funcionamento ininterrupto), por dois grandes profissionais da área do turismo e gastronomia: o diretor hoteleiro Sérgio Costa e o chef de cozinha Octávio Freitas.

Um espaço histórico madeirense e funchalense, que agora resgata no passado o seu verdadeiro tributo com a recuperação efetuada, somando a tradição com a modernidade.

A esplanada valoriza a ligação do interior com a Baixa da cidade, tornando o espaço mais apelativo, com utilização de madeiras e cores quentes. Localizado no centro da cidade numa transversal em frente ao terminal de cruzeiros, realça ainda mais o papel preponderante que este recanto sempre teve como ponto de encontro de gerações.

Só faltava a ligação com uma cozinha tradicional regional, aspeto que o chef Octávio Freitas se encarregou de completar. A partilha através do “picanço” (petiscos partilhados) criam, conjuntamente com mais de 40 opções de espumantes e várias opções de vinho a copo, o conceito ideal de bons momentos de amizade, familia ou negócios. As diversas opções dos pratos disponíveis (picanços) são saborosas, com algumas combinações interessantes de texturas e nostalgia de aromas e sabores.

Milho quente com atum; bacalhau com broa; arroz malandrinho de peixe; filetes de bodião com arroz de marisco; salada de lombos de atum, filete de cavala com arroz malandro de coentros; rolo de espada com legumes; entrecosto de porco preto com batata a murro; hamburguer à Apolo; bitoque à portuguesa ou dobrada à Apolo são algumas das opções na cozinha de cariz caseiro, disponibilizados alternada e diariamente como pratos do dia. Aqui algumas sobremesas também são de destacar.

Mas como de história também se alimenta o Apolo, aqui tem origem o nome de um café comercializado pela produtora de Cafés Delta (o café Delta Apolo). É também um dos seis cafés históricos a integrar uma coleção rara de selos.

Um espaço histórico e enogastronómico a não perder.

Rua António José De Almeida 21,
Funchal, Ilha Da Madeira
9000 Funchal
Email: [email protected]
Reservas: 291 220 099

Visita à Madeira com o apoio de:
Four Views  Baía Hotel
Of escola
Chef Otávio Freitas
Chef Mónica Pereira

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa