Se é amante de vinho e das emblemáticas paisagens do Douro, com o seu altaneiro rio, assinale na agenda as datas de 19, 20 e 21 de Maio, em que a cidade de Vila Nova de Foz Côa, sub-região do Douro Superior, vai receber pelo sexto ano consecutivo o ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS)

A inauguração oficial do ‘FVDS 2017’ está marcada para sexta-feira, dia 19, às 18h00, e contará com a presença de Eduardo Cabrita, o Ministro Adjunto de António Costa, e de Gustavo de Sousa Duarte, Presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa e o grande mentor desta iniciativa, que ao longo dos últimos anos tem ajudado a dinamizar a sub-região do Douro Superior e a potenciar Foz Côa como a “Capital do Douro Superior”.

Celebrar o carácter e singularidade dos vinhos do Douro Superior é o objetivo deste evento, que contará com a presença dos melhores produtores desta sub-região e inúmeras atividades ao longo dos três dias. O programa oficial do evento contempla o habitual ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’ e o anúncio dos respetivos resultados, assim como um Colóquio, subordinado este ano ao tema “Um Rio de Patrimónios, da Foz à Nascente”. A coordenação é João Paulo Martins, crítico de vinhos do Expresso e da VINHO – Grandes Escolhas, e estão já garantidas três presenças de peso: o jornalista Francisco José Viegas, o Professor Bianchi de Aguiar e o enólogo João Nicolau de Almeida.

Ao vinho juntam-se os sabores, que estarão presentes nos stands e espaços de restauração do evento, a representar iguarias de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos circundantes: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

Três dias de entrada livre completamente dedicados ao melhor da sub-região mais a montante do Douro. Além da mostra de vinhos, o festival contará com as habituais provas comentadas por especialistas: três no que toca aos vinhos (brancos, tintos e do Porto); e uma de azeites. A animação musical está garantida, em especial na noite de Sábado com um concerto de Tony Carreira, cuja entrada é gratuita.

Recorde-se que a quinta edição, que decorreu em Maio de 2016, foi visitada por cerca de 7.000 pessoas. O evento contou com a presença de 60 stands de vinhos e dez ligados aos sabores e gastronomia local.