Envolvida pelos socalcos que definem a região vinhateira do Douro, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo preparou-se a rigor para receber todos os que pretendem dar entrada no novo ano num ambiente de exclusividade envolvido pela natureza, cujo enquadramento paisagístico é um convite ao deslumbramento.

Aquele que é o primeiro enoturismo a ser criado na região do Douro, de portas abertas desde 2005, prima por um serviço de excelência que não tira folga, sobretudo na Passagem de Ano.

A pensar na época festiva, os hóspedes são convidados a usufruir de uma welcome drink assim que ultrapassam os portões da propriedade. Mais tarde, às mesas do restaurante Terraçu’s chegam as propostas gastronómicas que compõem o menu desenhado em exclusivo para o Reveillón. Sob os comandos do chef André Carvalho, habituado a reescrever a paisagem culinária do Vale do Douro em sintonia com as criações do enólogo Jorge Alves, foram desenvolvidos diferentes momentos que respeitam o conceito de slow food do restaurante: pratos delicados, comida fresca, sempre da época, e a promessa constante de sabor autêntico.

São exemplo “A vieira e o chouriço”, para entrada, servida com Quinta Nova Rosé 2022; “O robalo, a ameijoa e o aipo”, para prato de peixe, harmonizado com Mirabilis Branco 2021; e ainda “O carré, a batata doce e os cogumelos”, enquanto prato de carne, na companhia de Mirabilis Tinto 2021. A sobremesa – “O chocolate, o vinho do Porto e limão” – é acompanhada do Quinta Nova Vintage 2000, um Vinho do Porto com duas décadas, cuja evolução permite uma experiência dificilmente igualável.

Finda a refeição, a pernoita acontece na Winery House, na casa senhorial oitocentista com o selo Relais & Chateaux que disponibiliza, ao todo, 11 quartos voltados para a vinha centenária. Embora diferentes entre si, considerando as categorias Premium e Superior, apresentam uma estética elegante pontuada por móveis clássicos e um estilo intemporal.

A par dos quartos, da Winery House fazem ainda parte o Jardim de Inverno e o Aeternus Wine Bar, onde estão disponíveis jogos de tabuleiro apenas para os hóspedes. Lá fora, os jardins envoltos por árvores de raízes seculares, ciprestes e plantas autóctones emprestam mais encanto à estadia que pode ser complementada com várias atividades: do programa “Enólogo por um dia”, para criar vinhos de lote personalizados, à abertura de um Quinta Nova Porto vintage com recurso a fogo, uma prática tradicional aplicada a vinhos mais velhos.

É ainda possível fazer provas de vinhos e degustar as referências da casa na companhia de petiscos no Patamar, que goza de um terraço exterior, inserido no coração das vinhas, e de uma loja/bar. Às experiências assinaladas soma-se a visita ao Wine Museum Centre Maria Fernanda Ramos Amorim, que dispõe de um acervo único no Douro com 500 peças, programa que também contempla visitar a nova adega. Inspirada na região, é uma adega de futuro que preserva a traça original, com destaque para as paredes de xisto e para as largas portas de madeira por onde passavam, em tempos, as pipas de 550 litros de vinho do Porto. No interior encontra-se uma escultura de cimento inspirada na morfologia do rio Douro e no traçado natural das vinhas em terraços. Uma instalação de 32 cubas em cimento em duas cotas, que refletem o carácter único deste projeto. Destaque ainda para as caminhadas pelas rotas sinalizadas na quinta, ao longo de 4,3 quilómetros.

Todas as sugestões ajudam a começar o novo ano em grande, no sossego de um vale onde o vinho de qualidade é protagonista.

Menu Reveillón 2024: 275 euros por pessoa (não exclusivo a hóspedes)
Winery House: preço por noite a partir de 435 euros

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
5085-222 Covas do Douro
Portugal
Telm: +351 969 860 056 (Chamada para a rede móvel nacional)
Telef: +351 254 730 430 (Chamada para a rede fixa nacional) | +351 254 730 420 (Chamada para a rede fixa nacional)

Para marcar uma visita:
Mail: [email protected]

Para reservar no restaurante Terraçu’s:
Mail: [email protected]

Para reservas de quartos na Winery House Quinta Nova Relais & Chateaux:
Mail: [email protected]