Quinta do Portal Grande Reserva 2011 DOP Douro Tinto considerado o “Melhor Vinho do Ano” do Concurso Vinhos de Portugal, em que foram atribuídas 29 medalhas Grande Ouro e no total foram premiados 333 vinhos nacionais, com o Douro e Porto a destacarem-se

LogoViniportugal 450

“Os melhores vinhos de Portugal” foram apresentados hoje no terraço do Bussaco Palace Hotel, pela ViniPortugal ao setor do vinho. No total 29 vinhos nacionais foram destacados com Grande Ouro e foram premiados 333 vinhos. Na cerimónia marcaram presença os prestigiados especialistas internacionais Jancis Robinson e Julia Harding, os americanos Joshua Greene e Evan Goldstein, o brasileiro Dirceu Junior e a alemã Caro Maurer, assim como todo o júri que durante vários dias selecionou os melhores vinhos entre os 1350 apresentados na edição 2016 do Concurso Vinhos de Portugal.

Nos vinhos tranquilos o Quinta do Portal Grande Reserva 2011 “DOP” Douro Vinhos Tintos foi distinguido como o “Melhor Vinho do Ano do Concurso Vinhos de Portugal”. A distinção de “Melhor Vinho Tinto Varietal” foi atribuída a Messias Clássico Garrafeira, 2010 “DOP” Bairrada Tinto, enquanto o galardão de “Melhor Vinho Branco Varietal” foi entregue a Quinta de Linhares Azal, 2015 “DOP”. Destacou-se como “Melhor Vinho do Lote Tinto” o vinho Quinta do Portal Grande Reserva, 2011″DOP” Douro Tinto, e como “Melhor Vinho Branco de Lote” o vinho Vallegre DOC Douro Reserva Branco, 2014 “DOP” Douro, de Vallegre, Vinhos do Porto S.A.

Na categoria de vinhos licoroso, o Vinho do Porto Tawny de 1967 da Messias foi eleito “Melhor Vinho licoroso com data” e o Vinho do Porto Tawny 40 anos da Kokpe, da Sogevinus, foi classificado como “Melhor Vinho Licoroso com Idade”.

O Douro conquistou 14 das 24 medalhas de Grande Ouro nos vinhos tranquilos e quatro Grandes Ouros na categoria dos Licorosos. Foram também premiadas com Grande Ouro nos vinhos tranquilos as regiões vitivinícolas do Alentejo, Bairrada, Dão, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo e Vinho Verde.

Destaques do concurso

. Vinhos tranquilos

Melhor Vinho do ano:

– Quinta do Portal Grande Reserva, 2011 “DOP” Douro tinto, da Sociedade Quinta do Portal SA,

Melhor Vinho Tinto Varietal:

Messias Clássico Garrafeira, 2010 “DOP” Bairrada Tinto, da Soc. Agr. e Comercial dos Vinhos Messias SA

Melhor Vinho Branco Varietal

Quinta de Linhares Azal, 2015 “DOP”, Vinho Verde Branco, Agri-Roncão Vinícola, Lda

Melhor Vinho do Lote Tinto

Quinta do Portal Grande Reserva, 2011″DOP” Douro Tinto, Sociedade Quinta do Portal SA

Melhor Vinho Branco de Lote

Vallegre DOC Douro Reserva Branco, 2014 “DOP” Douro, de Vallegre, Vinhos do Porto S.A.

. Vinhos Licorosos

Melhor Vinho Licoroso com data

– Messias, Vinho do Porto Tawny de 1967, “DOP”, da Soc. Agr. e Comercial dos Vinhos Messias SA

Melhor Vinho Licoroso com Idade

Kokpe 40 anos Tawny, da Sogevinus