Mais de 1500 restaurantes a concurso em 2014 e enorme expetativa para o Melhor Arroz de Portugal 2015

Prato-Arroz 450

Começou o concurso Melhor Arroz de Portugal 2015, promovido pela Unilever Food Solutions (UFS) que põe à prova pratos de arroz dos restaurantes de todo o país. O objetivo é fomentar a aproximação do consumidor final à restauração a partir de um ingrediente tão consensual entre os portugueses. Portugal é, de resto, de longe, o maior consumidor europeu de arroz, com uma média de cerca de 17kg per capita por ano, 4 vezes maior que a média europeia, e entre os dez pratos mais consumidos nos restaurantes Portugueses, dois são de arroz: arroz de pato e arroz de marisco.

Até 3 de Maio, os restaurantes colocam as suas receitas de pratos confecionados com arroz numa área exclusiva do site da Unilever Food Solutions, e o público irá votar no seu prato/restaurante favorito em www.facebook.com/melhorarrozdeportugal. Será apurado o restaurante mais popular de cada distrito e regiões autónomas, num total de 20 semi-finalistas, e os seus nomes serão divulgados dia 5 de Maio. Esta é uma das inovações da edição deste ano que procura, assim, reforçar a componente regional do concurso, aumentando o impacto da participação dos restaurantes entre a população local bem como a promoção da gastronomia da região.

Para incentivar o voto na primeira fase, haverá um sorteio de prémios semanais no valor de 120€ para os votantes do facebook e por cada voto único serão doadas pela UFS 100 gramas de arroz à Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que o distribuirá por IPSSs. O objetivo é ultrapassar a votação de 2014 em que o número de votos foi um enorme sucesso, tendo sido doadas mais de 5 toneladas de arroz.

Em 2014, o vencedor do Melhor Arroz de Portugal foi o restaurante “A Estrela da Mó”, de Vila Nova de Poiares com um Arroz de Cogumelos com Coelho Campestre. O restaurante vencedor refere em entrevista: “Vencer o Melhor Arroz de Portugal 2014 trouxe uma visibilidade ainda maior ao nosso restaurante, que se refletiu numa maior afluência e variedade de clientes “.