Nas próximas duas ações, Gaveto e Ferrugem desafiados a promoverem menus de harmonização que realcem os vinhos nacionais.

viniportugal logo

Iniciativa desenvolvida pela ViniPortugal e AliveTaste para incentivar a melhoria do serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho

Os restaurantes Gaveto e Ferrugem vão preparar almoços vínicos nos dias 28 de outubro e 19 de novembro, nos quais serão sugeridas harmonizações com vinhos nacionais. A iniciativa é organizada pelo AliveTaste, com o apoio da ViniPortugal.

Seis restaurantes já receberam esta iniciativa que tem como objetivo divulgar bons exemplos de harmonização da gastronomia nacional e das criações de chefs que evidenciem a qualidade dos vinhos portugueses. A par, estes almoços vínicos visam ainda incentivar a promoção de um melhor serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho.

As várias personalidades do painel que participam em cada almoço, analisam a refeição de acordo com vários critérios, procurando destacar o melhor e consolidando os parâmetros referência que devem ser seguidos. Assim serão votados pela mesa presente em cada refeição, o melhor vinho apresentado, a melhor harmonização proposta, o melhor prato sugerido de entrada, peixe, carne e sobremesa. Será transmitida também uma opinião sobre a avaliação do serviço de vinhos, por cada membro da mesa, com o mesmo critério das votações anteriores. As refeições terão a cobertura especializada em vídeo da Lightbox, em produção conjunta com a AliveTaste.

Já foram realizados no restaurante Palco do hotel Teatro com o chef Arnaldo Azevedo, Astória do Hotel Intercontinental com chef Pedro Sequeira e sugestões de vinhos do escanção João Monteiro, no reformulado restaurante Foz Velha do chefe Marco Gomes, Boa Nova do chef Rui Paula com harmonizações do escanção Carlos Monteiro, Pousada do Freixo com chef Tony Salgado e Terrela com Chef Hélio Loureiro.

Após cada almoço são difundidas reportagens sobre estes conceituados restaurantes, com uma análise ao nível dos vinhos. Será destacado o serviço, a carta (abrangência de regiões, tipos de vinhos, equilíbrio preço/qualidade de serviço), o serviço de vinho a copo, e harmonizações como base do serviço prestado, para um equilíbrio harmonioso da refeição, a gastronomia ao nível da cozinha praticada e respetivo serviço de sala.

Este projeto piloto vem no seguimento de reportagens que têm sido desenvolvidas por Mário Rodrigues nos últimos três anos, com a fotografia do Pedro do Canto Brum, focadas nas harmonizações e no papel que o vinho tem no sucesso de qualquer refeição, evidenciando o serviço cada vez mais importante dos vinhos e da sua associação com a gastronomia.