O Moscatel de Setúbal Xavier Santana 2012 é o único moscatel português a figurar no TOP 10 de 2015 dos Melhores Moscatéis do Mundo.

moscatel-de-setúbal-2012 110

A distinção veio de França e é atribuída pelo Concurso Internacional Muscat du Monde – considerado um dos melhores eventos internacionais de vinhos moscatel, pela representatividade e pelos rigorosos métodos de avaliação – e resulta das 10 melhores classificações dos moscatéis que receberam medalha de ouro.

Na 15ª edição do concurso foram ainda distinguidos o Moscatel de Setúbal Superior 2005 – Casa Ermelinda Freitas, com medalha de ouro, e o Moscatel de Setúbal 2013 – Adega de Palmela, com medalha de prata, levando para a região da Península de Setúbal três das quatro medalhas portuguesas alcançadas.

O concurso, que decorreu nos dias 1 e 2 de Julho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade – França, teve em prova 209 moscatéis de 22 países. O júri internacional atribuiu 69 medalhas, 24 de ouro e 45 de prata. Portugal é, a seguir a França e Espanha, o país mais medalhado, com um total de duas medalhas de ouro e duas de prata.

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal – produzidos a partir destas duas castas – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra. A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade responsável pela certificação dos vinhos DO Setúbal, ciente deste reconhecimento apostou no início de 2013 num site dedicado ao Moscatel de Setúbal – www.moscateldesetubal.pt, onde inclui diversa informação sobre o Moscatel de Setúbal.