Um evento gastronómico que irá juntar no dia 19 de março mais de 1300 chefes, 17 dos quais portugueses, com o objetivo de dar a conhecer a melhor gastronomia francesa inscrita como património mundial imaterial da Unesco.

mumm 100

A fim de dar a conhecer melhor a gastronomia francesa a nível internacional, e de ilustrar concretamente a sua inscrição no património mundial imaterial da Unesco e a sua influência no mundo inteiro, o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional lançou, em colaboração com chefes mundialmente conhecidos, o projeto “Goût de France / Good France”. Este evento reunirá, a 19 de Março de 2015, mais de 1000 chefes, da alta gastronomia ao bîstro de qualidade que, nos cinco continentes, irão servir nos seus respetivos restaurantes um “jantar à francesa” para celebrar a gastronomia francesa. Esta refeição prestará homenagem à excelência da cozinha francesa, à sua capacidade de inovar e aos valores que transmite: partilha, respeito pela saúde dos seus contemporâneos e pelo planeta.

O júri de chefes internacionais presidido por Alain Ducasse anunciou no dia 21 de Janeiro a lista dos restaurantes cujas candidaturas foram selecionadas. Assim, em Portugal, são 17 os restaurantes que irão participar neste evento e propor “jantares à francesa” no dia 19 de Março: Vila Joya (Chef Dieter Koschina), em Albufeira; Fortaleza do Guincho (Chef Vincent Farges), em Cascais; Arcadas da Capela (Chef Albano Lourenço), em Coimbra; Anfiteatro (Chef Sandro Meireles), em Ponta Delgada; Poivron Rouge (Jorge Sousa), no Porto. Em Lisboa, os restaurantes participantes são Adlib Restaurant (Chef Daniel Schlaipfer); Belcanto (Chef José Avillez); Bistro 100 Maneiras (Chef Ljubomir Stanisic); Cafetaria Mensagem (Chef João Rodrigues); Casa de Pasto (Chef Diogo Noronha); De Castro Flores (Chef Miguel Castro e Silva); Eleven (Chef Joachim Koerper); Largo (Chef Miguel Castro e Silva); Lisboète (Chef Walter Blazevic); Mesa do Bairro (Chef Luis Baena); O Nobre (Chef Justa Nobre); Varanda (Chef Pascal Meynard).

Estes restaurantes irão realçar a combinação entre a tradição portuguesa e a cozinha francesa com espírito de criatividade e de modernidade, assim como a qualidade dos menus baseados numa cozinha responsável. De facto, a gastronomia francesa transporta uma mensagem de excelência, de vitalidade e de respeito pela saúde e pelo ambiente, associando uma dimensão calorosa dos prazeres da mesa a uma confeção com produtos frescos, da época e proveniente dos produtores locais, com menos gordura, açúcar e sal, mas também acessível a todas as bolsas.

Com este espírito, cada um dos 17 restaurantes compromete-se a doar 5% das receitas à APCOI, Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil. Segundo a Comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus mais afetados pela obesidade infantil.

Para mais informações sobre o Goût de / Good France consulte o site www.goodfrance.com onde também poderão ser consultados os menus dos restaurantes participantes.