O Esporão lançou o Livro Colheitas e Artistas 1985-2015 que reúne 30 colheitas, 32 Artistas e 90 obras originais que ilustram os rótulos da coleção do Esporão.

A par do lançamento do livro, o Esporão apresenta ainda a exposição temporária – Colheitas e Artistas 1985-2015 – que estará patente, de dia 30 de Janeiro a 4 de Fevereiro, na livraria Ler Devagar, no LX Factory, em Lisboa. (Folha de Sala da Exposição em anexo).

Desde o seu primeiro vinho, de 1985, que o Esporão mantém a tradição de enriquecer e personalizar os rótulos de cada colheita, unindo a cultura universal do vinho e da arte. Até 2015, o Esporão teve o privilégio de contar com o talento e a generosidade de 29 artistas portugueses, 2 angolanos e 1 brasileiro. O livro do Esporão “Colheitas e Artistas 1985 – 2015” resulta de uma compilação única das colheitas e o seu enquadramento histórico, as obras originais que ilustram os rótulos e os artistas que construíram colecção do Esporão. É a fixação deste património no tempo presente e uma memória para o futuro.

Foram vários os artistas plásticos que deram ao Esporão o privilégio do seu contributo: Manuel Cargaleiro, Dórdio Gomes, João Hogan, Júlio Resende, Júlio Pomar, José de Guimarães, Artur Bual, Mestre Isabelino, Luís Pinto Coelho, Armando Alves, Pedro Proença, Julião Sarmento, Graça Morais, Guilherme Parente, Pedro Calapez, Costa Pinheiro, Gilberto e Gabriel Colaço, Pedro Cabrita Reis, José Manuel Rodrigues, José Pedro Croft, Joana Vasconcelos, Rui Sanches, Lourdes de Castro, Felipe Oliveira Baptista, Alberto Carneiro, João Queiroz e Pedro A.H. Paixão. Colaboraram ainda os artistas plásticos angolanos António Ole e Binelde Hyrcan, o brasileiro Rubens Gerschman e Ana Jotta para uma edição especial do 1.º Prémio da Confraria do Alentejo.

A tradição tem continuado e, a este grupo de 32 artistas, seguiu-se Duarte Belo e será anunciada uma nova colaboração ainda este ano.

O livro estará à venda nas livrarias Ler Devagar e Ferin, em Lisboa; na Livraria do Mercado, em Óbidos, bem como no Enoturismo da Herdade do Esporão, com um PVPR de €50.