Uma cozinha de muito bom gosto, bom senso, cheia de sabor e verdadeiramente sustentável. Um trabalho em continuidade de um nível de cozinha onde o conceito está sempre bem presente, com a preocupação permanente nas texturas e no empratamento, tendo como pano de fundo a criatividade

Uma simples “mise en place” e um serviço profissionalmente rigoroso complementam o trabalho deste chef, que tem a terra alentejana na alma.

Agora foi a vez de um menu primaveril e fresco, para um Alentejo normalmente bastante quente. Criou-se o equilíbrio necessário com produtos de uma horta biológica, peixes e carnes, com sabores tradicionais e aromas de um passado alentejano saboroso e cativante.

As boas-vindas ao Alentejo são dadas por uma farinheira, espargos, silarcas, bolota e ovo acompanhados por um Marmoré reserva branco 2017; seguiram-se bivalves da costa e acelgas com um Antão Vaz da Peceguina 2017; os famosos pézinhos de coentrada com um Herdade Grous reserva branco 2017; maçã e poejo; linguini e ovas de robalo, mantendo o branco da Herdade Grous; robalo escalfado em caldo de algas, agora com um Torre do Frade Viognier 2016; a língua estufada em Petit Verdot, batata agria, favas e toucinho com o Petit Verdot Lima Mayer 2015; e por fim, a bolota e gengibre e a laranjeira de Vila Viçosa com o Late Harvest Monsaraz 2016.

O jovem Vasco Serra é um profissional escanção que faz um trabalho na sala também de grande nível, onde se sente como um peixe na água no trabalho enogastronómico que aqui desenvolve. As sugestões são acertadas e a ligação ao chef Pedro Mendes é muito funcional.

Nas minhas anotações ao longo da degustação, por baixo do nome dos pratos e respetivas harmonizações, ecoam as palavras: excelente, sabor, textura, equilíbrio, cremoso, sensação, explosão, frescura e técnica.

É sempre um renovadíssimo prazer voltar a Vila Viçosa, a um Marmòris de grandes e simpáticos profissionais, onde a alma alentejana palpita fervorosamente.

Estão de parabéns por dar seguimento consistente à obra de um homem (António Alves) que a sonhou. A obra não só nasceu, como se tem vindo a desenvolver e enraizar, tornando-se cada vez numa referência nacional e internacional.

Estão todos de parabéns e aconselho vivamente uma visita e estadia nesta inebriante unidade hoteleira. Um conceito e uma experiência rodeados de cultura e belas paisagens alentejanas.

O Marmòris Hotel & Spa é uma unidade de 5 estrelas imaginada para celebrar toda a qualidade do mármore português, sendo também membro da Small Luxury Hotel of the World.

Marmòris Hotel & Spa – Small Luxury Hotel of the World
Largo Gago Coutinho, nº11,
7160-214 – Vila Viçosa, Portugal.
Telf: +351 268 980 246
Mail: [email protected]

Texto Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa