Na baixa da cidade do Porto, o restaurante Reitoria é uma verdadeira surpresa, pela fantástica cozinha, dinâmica, serviços, conceito e decoração.

O jovem Frederico Azevedo criou este espaço de raiz. Embora fosse o primeiro projeto pessoal nesta área, trazia consigo o know how de rigorosa gestão por ter trabalhado com o seu pai numa conhecida marca de fast food internacional. Mas apenas a gestão rigorosa, pois o conceito é seu e cativante. Uma jovem e bem selecionada equipa garante a eficiência com conhecimento de causa sobre como tratar a “simbiose” da gastronomia com os vinhos.

A cozinha, essa está a cargo do também jovem chef Pedro Braga e o que trabalha, cria e produz é uma constante surpresa para os sentidos que vão ficando cada vez mais expetantes à medida que a degustação vai avançando. Mini degustação de focaccias – rosbife, mortadela trufada e speck com tallegio e foie gras com acompanhamento da época (neste caso um puré de maçã e maçã confitada em azeite e lima) e ovo a baixa temperatura, puré de chalotas e jus de carne, tendo sido as harmonizações com espumante Series 2011 (RCV) para as focaccias e ovo bt e Grandjó Late Harvest 2008 (RCV) para o Foie.

Os salgados entrecôte de origem holandesa grelhado na brasa e bochecha de novilho, espuma de batata trufada, cenoura e cebolinhas, ambos harmonizados com  Labrador da Quinta do Noval (2012, 100% Syrah). Para sobremesa uma tarte tatin de pêra e gelado de créme fraiche harmonizada com Grahams Tawny 30 anos.

A aposta em excelentes carnes maturadas, os petiscos, a partilha e o prazer da mesa são a forma apaixonada com o Frederico e o chef Pedro sentem e vivem este projeto. Indiscutivelmente um espaço a não perder.

Rua Sá de Noronha 33, Porto
Telem: 927 608 628
www.reitoria.pt/
www.facebook.com/RestauranteReitoria?fref=ts

por Mário Rodrigues