O vinho licoroso Rich Red é a nova aposta do produtor que resulta das uvas do Talhão da Vinha das Pedras, que foram colhidas já com elevado estado de maturação

quinta do quetzal 730

A Quinta do Quetzal tem vindo a segmentar a sua produção e chegou ao mercado um vinho licoroso de excelente qualidade, o Quinta do Quetzal Rich Red 2010. Este Rich Red resulta das uvas do Talhão da Vinha das Pedras, que foram colhidas já com elevado estado de maturação. A fermentação alcoólica decorreu a temperaturas controladas de 24 graus numa pequena cuba de fermentação, que foi parada com adição de aguardente vínica, após uma intensa pisa a pé. Por fim, o vinho estagiou durante 16 meses em barricas novas. Proveniente de uma só casta, a Alicante Bouschet, trata-se de um vinho rico em aromas de fruto preto maduro e muito intenso no paladar, acompanhando na perfeição queijos de ovelha ou sobremesas de chocolate, mas também é indicado para beber socialmente, por exemplo em cocktails.

Segundo as notas dos enólogos Rui Reguinga e José Portela, pode ser consumido logo após a compra ou ser guardado até dois anos em local fresco ao abrigo da luz, recomendando-se que seja servido a uma temperatura que ronde os 15 graus. Chega ao mercado a um preço de 12 euros, tendo sido colocadas à disposição dos consumidores 2 400 garrafas.
Mais informação em: www.quintadoquetzal.com/

por Mário Rodrigues