A Casa Relvas apresentou uma nova colheita de uma das referências topo de gama do seu portefólio: o Herdade de São Miguel Pé de Mãe 2020, sendo um vinho muito especial, que representa as castas nobres que o produtor do Alentejo tem vindo a promover.

 “2020 foi um ano difícil no Alentejo. O inverno foi frio e chuvoso e a primavera muito chuvosa com muita pressão de míldio. O verão foi quente e seco, contudo com uma grande presença de água no solo. Durante a maturação, as noites frias e secas permitiram preservar a acidez e atingir níveis de maturação fenólica bastante equilibrados”, explica Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas.

“Pé de Mãe” é o nome dado às videiras selecionadas para reprodução vegetativa, que são escolhidas pela qualidade do seu fruto e também pela boa adaptação a um determinado terroir e resistência a doenças de lenho. Este vinho é uma homenagem às castas tradicionais alentejanas, que têm vindo a perder alguma importância na região e que estão atualmente cada vez mais esquecidas, mas que a Casa Relvas tem vindo a evidenciar também com a sua gama de monocastas tintos e brancos.

Para a produção deste vinho, composto maioritariamente por Trincadeira (90%), foram selecionadas uvas das plantas que apresentavam melhor expressão vegetativa e maturação mais homogénea. As uvas são provenientes de uma vinha plantada em 2001, na Herdade de São Miguel, no Redondo, em solos de xisto, rodeados de uma floresta de sobreiros.

O “Herdade de São Miguel Pé de Mãe 2020”, com vindima manual, e seleção à parcela, teve uma fermentação com leveduras indígenas (naturalmente presentes na videira, nas uvas, no solo e no ar), com temperatura controlada, e fermentação em inox com bago inteiro e 20% dos engaços. Teve ainda uma maceração de 30 dias, e o estágio foi feito em tonel de 5 mil litros de carvalho francês, ao longo de 18 meses. De cor rubi aberta e aroma de frutos vermelhos e flores de laranjeira, com notas balsâmicas, este vinho apresenta no paladar uma boa acidez, taninos suaves, e um final de boca frutado e persistente.

O “Herdade de São Miguel Pé de Mãe 2020” é o vinho ideal para acompanhar queijos de pasta mole, guisados e também enchidos e carnes vermelhas. Com um PVP recomendado de 30 euros, a nova colheita deste já icónico vinho da Casa Relvas encontra-se à venda nas principais garrafeiras e em lojas da especialidade em todo o país.