O chef João Oliveira continua a trazer ao Algarve vários talentos da gastronomia internacional para jantares informais, no restaurante estrelado do mais antigo hotel do Algarve, o Bela Vista Hotel & Spa.

Depois de Maksut Aşkar, do Neolokal, em Istambul, e Manu Buffara, do restaurante Manu, em Curitiba, recém-nomeada como a melhor chef mulher da América Latina pela lista The World’s 50 Best Restaurants, chega a vez de Rafa Zafra, o conceituado chef do Estimar, Barcelona.

A 20 de maio, a cozinha do Vista será partilhada por convidado e anfitrião, cuja intenção é “poder divulgar o Algarve e o produto local, trazendo chefs de todo o mundo para cozinhar, e dar a oportunidade aos clientes e amigos do Vista de conhecerem um pouco do trabalho desses chefs renomados que nos visitarão”, como partilhou o chef João Oliveira.

 O jantar, composto por 6 momentos de criatividade conjunta, tem o valor de 300€ (harmonização de vinhos incluída) e terá apenas 30 lugares.

As reservas podem ser feitas para [email protected].

Este é o terceiro jantar do Guest Chef Series, que ainda este ano trará a Portimão chef Himanshu Sahini, do Trèsind Studio (Dubai).

Rafa Zafra é um dos chefs mais referenciados do panorama gastronómico espanhol, mas também mundial. A sua trajetória começou no elBulli, e atualmente lidera sete restaurantes em Barcelona, Madrid, Ibiza e Sevilha.

Nasceu em Alcalá de Guadaira (Sevilha), em 1981. A relação com a cozinha começou desde pequeno, e com apenas 12 anos já frequentava atividades culinárias extracurriculares.

Aos 16, ingressou na Escola de Hotelaria de Sevilha, Heliópolis. No final dos estudos, completou a sua formação, passando por grandes restaurantes como Tristán, Mallorca (** Michelin), Aldebarán, Badajoz (* Michelin), Arzak, San Sebastián (*** Michelin), Arnolfo, Toscânia- Italia (** Michelin), La Antica Trattoria, Siena (* Michelin), La Terraza del Casino, Madrid (** Michelin), Tragabuches, Ronda (* Michelin), Calima, Marbella (** Michelin), entre outros.

Em 2005, regressou a Sevilha onde se juntou à equipa do hotel Hacienda Benazuza elBulli, primeiro como assistente e posteriormente acaba por liderar o projeto como chef. Tinha apenas 26 anos e durante a sua liderança manteve as duas estrelas Michelin e os dois sóis do restaurante La Alquería. Após o fecho da Hacienda, Rafa ficou responsável por diversos projetos, como a assessoria gastronómica da rede hoteleira OASIS Hotels & Resorts, onde se tornou o chef executivo do grupo e abriu seis restaurantes no México. Além disso, uniu-se aos irmãos Adrià e a Guy Laliberté para criar o Heart Ibiza.

Em 2016, junto com a sua sócia Anna Gotanegra, iniciou o primeiro projeto próprio: ESTIMAR, em Barcelona, que cedo conquistou a distinção de “Melhor Novo Restaurante em Barcelona” de acordo com o guia Macarfi Rookie em 2016; segundo prémio Macarfi Guia 2019; vencedor do Gourmet Casual Europe da OAD e tem 2 sóis do Guia Repsol desde 2019.

Em 2019, Rafa abre o ESTIMAR de Madrid e, em 2020, o bar de praia JONDAL, em Ibiza.

Em março de 2022, abre mais um restaurante em Madrid, Marmía, junto com outros sócios. Um mês depois, abriu o restaurante AMAR no Hotel Palace de Barcelona; em agosto abriu a marisqueira Mareantes no Hotel Tayko, em Sevilha; e em outubro abriu Per Feina, em PobleNou, Barcelona. Estas três últimas aberturas com sócios Anna Gotanegra e Ricardo Acquista.