Três mulheres portuguesas foram distinguidas com os primeiros lugares em três categorias distintas: a chef Mónica Pereira, a comunicadora Celeste Pereira e a jornalista Maria João de Almeida, respetivamente nas categorias dos Melhores Livros do Mundo 2025, de Padaria e Pastelaria, Frutos, e Bebidas
“Sobre esta doçaria que tanto me inspira, se soubesse faria poesia, mas não sabendo, tento com a alma, paciência e um pouco de mestria, traduzir a genuinidade, simplicidade e a beleza desta arte que é Portuguesa”, afirma Mónica Pereira, coautora com Pedro Rodrigues deste livro que está traduzido em quatro línguas e tem 40 receitas da melhor doçaria portuguesa, que é extraordinária e única no mundo.
Com receitas de Mónica Pereira e fotografia de Pedro Rodrigues da editora Objecto Anónimo, “Um delicioso contributo para as ricas e doces tradições da pastelaria Portuguesa com o Portugal Doce: O Melhor da Doçaria Portuguesa. O livro convida os leitores a uma jornada saborosa através de gerações do tesouro de receitas recheadas com amor, história, e património. Apresentando claras e acessíveis instruções ao lado de belas fotografias, fazem os amados doces de Portugal – do Pastel de Nata às compotas e tartes – acessível a todos para apreciar em casa. Obrigado por partilharem um cheirinho da doçura de Portugal com todo o mundo”, afirma Edouard Cointreau CEO da Gourmand World Cookbook Awards.

De Celeste Pereira da Greengrape, Tomate Coração de Boi do Douro – A outra Riqueza do Vale Mágico foi eleito o Melhor livro do ano, na categoria de livro sobre frutos.
O livro “é uma bela homenagem a uma das joias escondidas e mais saborosas do vale do Douro”, elogiou o presidente e fundador dos Prémios Gourmand World, recordando a profundidade e significado cultural da obra: “Os vossos esforços de colaboração reforçam os laços comunitários, apoiam os produtores locais e revelam o Douro como uma terra de abundância diversificada – muito para além da vinha”. Ao celebrar o tomate coração de boi, “estão a também a enriquecer a identidade da região como destino de excelência gastronómica e enoturística”, concluiu Cointreau.


A obra, 300 Anos da Quinta da Alorna, da Índia ao Tejo, do Tejo para o Mundo, da jornalista e escritora Maria João de Almeida, foi eleito Melhor Livro de História de Bebidas do Mundo nos prestigiados Gourmand Awards.
“Com toda a minha admiração, parabéns por 300 Anos da Quinta da Alorna, da Índia ao Tejo, do Tejo para o Mundo – uma celebração excecional de três séculos de história, cultura e legado. Maria João de Almeida traça, de forma magnífica, a jornada da Quinta da Alorna desde as suas origens na Índia até à sua influência duradoura ao longo do Tejo e além. Este livro é uma homenagem profunda a um património único que ressoa tanto a nível local como global, oferecendo aos leitores um olhar fascinante sobre uma história intemporal de paixão e território”.
De Portugal foram ainda distinguidos em outras categorias:
- Cozinha de Chef – Marlene Vieira (LEYA), “Women Chefs with restaurants”
- O cozinheiro da rainha adúltera – Deana Barroqueiro (Saída de emergência), “ Special awards”
- Ramiro: Cervejaria, Shellfish, Lisboa – Pedro Gonçaves, Paulo Barata, Alexandra Prado Coelho (Plátano Editora) – “Special awards”
- O livro de Cozinha para homens (Colares), Maria Rolim, Publisher Life Achivement
- O arroz português – Um mundo gastronómico – Fortunato da Câmara (CTT) “Best of the best GIFTS e Rice Books”
- Experiencing and Envisioning Food Designing for change – Ricardo Bonacho, Mariana Eidler, Sónia Massaria, Maria José Pires (CRC PRESS), “Food Design Theory”
- Receitas que contam histórias – Olga Cavaleiro, Dalila Dias (LEYA), “Portuguese Cuisine Books”
- Património Alimentar de Portugal – Maria Manuel Valgão (Fundação Francisco Manuel dos Santos)
- Cozinha económica Angrense 1897-1980 – António Lopes, ” Fund Raising Europe”
- Discover a World of Difference (Wines of Portugal), Europe Wine (World of Wine)
Portugal teve um distinta participação nesta iniciativa, que é conhecida pelos Óscares do Gourmand World Cookbook Awards, que este ano se realizou em Cascais com o apoio da Câmara Municipal e do Turismo de Portugal.
Criados em 1995, os Gourmand Awards são a única competição internacional dedicada a publicações sobre culturas gastronómicas e de bebidas, com participantes de mais de 200 países. Gratuita e aberta a todas as línguas, a competição distingue anualmente os melhores trabalhos editoriais do mundo, nestas áreas.
O próximo encontro global de profissionais da cultura alimentar terá lugar em Riade, na Arábia Saudita, durante o Saudi Feast Food Festival, ocasião em que se celebrará o 30.º aniversário dos Gourmand Awards.
Texto Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva
Redes Sociais