Ambos os vinhos são uma verdadeira expressão das castas autóctones e do legado da Quinta do Côtto na criação de vinhos com história e autenticidade

Produzido a partir de uvas de uma única parcela de vinha com 30 anos, situada a 270 metros de altitude, o Quinta do Côtto Sousão é um vinho monocasta, feito exclusivamente com uvas da casta Sousão. Proveniente de solos xistosos e vinificação tradicional com estágio de 18 meses em barrica, este vinho apresenta uma cor rubi intensa, aromas de fruta preta com notas balsâmicas e a complexidade de especiarias. De taninos firmes e envolventes, é uma excelente opção para brindar a ocasiões especiais.

O Quinta do Côtto Bastardo é um vinho que se distingue pela sua irreverência e autenticidade. Com origem em uvas de uma parcela histórica, plantada em 1970, com apenas 1212 videiras, este vinho reflete a antiguidade e a raridade da vinha, conferindo-lhe uma singularidade e complexidade únicas. De cor rubi aberta e um perfil aromático fresco e perfumado, este tinto revela notas de frutos silvestres e bosque, numa combinação rústica e desafiadora. A acidez equilibrada e o estágio prolongado em barrica e garrafa tornam-no altamente gastronómico, ideal para pratos tradicionais da época.

“O Sousão é um vinho de grande importância histórica que, na colheita de 1961, foi pioneiro na produção de vinhos de qualidade no Douro, destacando o potencial desta casta. Já o Bastardo, com a sua autenticidade e irreverência, representa uma evolução da tradição, refletindo a singularidade desta casta rara e de grande personalidade”, refere David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone.

Quinta do Côtto Sousão 2022 tem o P.V.P. Recomendado com IVA  de 26€, o Quinta do Côtto Bastardo 2023 de 45,50€