De 4 a 6 de abril, o Festival Queijo, Pão e Vinho, em S. Gonçalo, Cabanas, Quinta do Anjo, vai proporcionar um fim de semana para experienciar os saberes e sabores da Arrábida e o que de melhor se faz na região

O programa da 29.ª edição do evento foi apresentado no dia 21 de março, nas instalações da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA).

Do programa central, Francisco Macheta, Presidente da ARCOLSA, entidade organizadora, destacou o regresso do Concurso de Queijos, que não se realizava desde 2019 (a entrega de prémios decorre no dia 6, às 18h00). Destaque também para a tradicional Corrida de Ovelhas 100% Raça Saloia e as demonstrações de tosquia; o espetáculo em estreia da Orquestra Ligeira e Coro da Sociedade de Instrução Musical, na noite de abertura; e atividades desportivas, como os Passeios de Bicicleta de Estrada e de BTT.

No Picadeiro, vai decorrer o programa equestre e um programa paralelo promovido pelo Quintajense Futebol Clube e direcionado para as crianças. No Museu do Ovelheiro, vai ser possível “Aprender a Fazer Queijo” e, no Auditório, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal vai dinamizar o Showcooking “Choco, Queijo e Pão”. Também não vai faltar o Espaço Infantil, onde as famílias podem deixar as suas crianças enquanto visitam o Festival.

No Pavilhão Principal, vai ser possível adquirir os produtos regionais, diretamente aos produtores participantes: oito de queijo, quatro de pão, 15 de vinho, quatro de bolos, dois de compotas, um de mel, um de licores, um de fruta, um de frutos secos e um de salgados. Para reconfortar o estômago, tem ainda ao dispor seis espaços de restauração (três na tenda gastronómica, um no edifício do bar e dois no exterior), um deles dirigido ao público infantil.

Francisco Macheta sublinhou que, para além do objetivo de voltar a bater o recorde de visitantes (no ano passado foram 20.000), a organização pretende também continuar a afirmar o Festival como um Eco-evento. Nesta edição, mantem-se o uso de copos reutilizáveis e a ARCOLSA apela a que as/os visitantes tragam os copos de anos anteriores. Como forma de sensibilização e incentivo à reciclagem, haverá um maior número de contentores (ilhas) espalhados pelo recinto.

As pulseiras para entrada no evento têm o valor de 2€ para um dia e 3€ para os três dias e já podem ser adquiridas na ARCOLSA, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e Casa Mãe da Rota de Vinhos (Pamela). As/os visitantes voltam a ter ao dispor o parque de estacionamento da fábrica da Coca-Cola.

O Festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. Ao longo dos anos, «esta parceria fortificou-se e qualificou-se», fazendo deste evento «a verdadeira festa dos saberes, sabores, da família, amigos e do convívio», considera o Presidente do Município. Para Álvaro Balseiro Amaro, o reconhecimento do certame «ultrapassa já as fonteiras da Área Metropolitana de Lisboa», por oferecer «o que é genuíno, natural e único». O Presidente felicitou a organização pela constante preocupação ambiental, em tornar o Festival cada vez mais inclusivo e em envolver as instituições do território.