2025 marca o décimo aniversário do Festival Internacional do Ouriço do Mar, sendo uma década a divulgar e dignificar uma iguaria única que será celebrada no Mercado Municipal da Ericeira, de 21 a 30 de março, naquele que já é um ponto de encontro anual obrigatório no concelho de Mafra

Do mar intenso da Ericeira diretamente para o mercado municipal naquele que é já um evento anual esperado por muitos: o Festival Internacional do Ouriço do Mar. Há quem já conheça bem o “caviar do Atlântico” e não dispense prová-lo com as “roupagens” que os vários chefs convidados escolhem para o apresentar. Há quem tenha ouvido falar do sabor único deste habitante marinho e queira vir experimentar e saber mais sobre o seu habitat e características.

Realizado desde 2015, o Festival Internacional do Ouriço do Mar é uma iniciativa criada pelo consultor gastronómico Nuno Nobre – que tem levado a cabo um relevante trabalho de exportação de conhecimento com enfoque na importância de desenhar limites legais que permitam a valorização crescente do ouriço do mar em países como o Brasil, Malta, Espanha e UK – organizada em parceria com Câmara Municipal de Mafra que, há dois anos, viu a Ericeira ser reconhecida como Best Tourism Village 2023 pela United Nations World Tourism Organization que premiou três aspetos fundamentais: as medidas de sustentabilidade em todo o concelho de Mafra, a preservação da biodiversidade e ecossistema marinho e a valorização das tradições do mar e da pesca na Ericeira.

“Quando criei o Festival Internacional do Ouriço do Mar em 2015 foi com o objetivo de recuperar e valorizar um produto do mar tão rico mas que era pouco conhecido da maioria das pessoas. Hoje, passados 10 anos, é com orgulho que vejo o ouriço ser considerado um ingrediente-estrela em restaurantes reconhecidos de todo o mundo e sentir que o festival contribuiu para que o seu futuro (graças ao foco em medidas de proteção e conservação, por exemplo) esteja assegurado.” Nuno Nobre, fundador e curador do Festival Internacional do Ouriço do Mar

Assim, no dia 21 de março, às 18h, as portas do Mercado Municipal da Ericeira abrem-se para a inauguração oficial de mais uma edição do Festival Internacional do Ouriço do Mar. Além do já conhecido seafood court que funcionará das 12h às 20h dos dias 22, 23, 29 e 30 de março com várias sugestões de cozinha do mar e vinhos da região (de Mafra e de Lisboa), aos sábados (dias 22 e 29 de maço) realizar-se-á uma oficina de ciência, conduzida pelo MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) para quem quiser saber mais sobre o ecossistema marinho e o ciclo de vida do ouriço do mar.

Os show cookings são sempre um momento alto do festival porque não só dão a oportunidade de provar o ouriço do mar em preparações criativas e originais – apresentadas em peças de louça Costa Nova, marca parceira do evento – como permitem uma interação próxima com as escolas de cozinha e universidades presentes (porque a cultura do mar tem de passar às próximas gerações!) e com os chefs convidados. Um cartaz de luxo – como seria de esperar em ano especial de aniversário – que inclui nomes, nacionais e internacionais, referenciados por organizações como a Michelin e o The World’s 50 Best Restaurants.

Athanasios Kargatzidis (Costa Fria e Baron Beirut), Fagner Businhani (GoJuu Club), Nunes Real Marisqueira, Justin Jennings (Downunder), Rodrigo Alves (Ao Lume e Talho do Mar Londres), Carlos Duarte Afonso (C-A e 24 Kitchen), Adam Demanuele (The Seafood Market Grill Malta), Miguel Castro e Silva (Casario e Time Out Market), Luis Machado (Docapesca), Habner Gomes (Yoso) e José Lopes (Bon Bon) estarão presentes ao longo dos dois fins de semana do festival para darem a provar toda a sua criatividade em one bite snacks onde o ouriço é rei. 

Este ano são 24 os restaurantes do concelho de Mafra que aceitaram o desafio de participar na mostra gastronómica adjacente ao festival, comprometendo-se a colocar no menu pelo menos um prato preparado com ouriços do mar durante o período de duração do festival.

Também no âmbito do festival acontecerá o jantar Ouriço do Mar: o Caviar da Ericeira no dia 27 de março, no restaurante Golfinho Azul (junto à praia de São Lourenço) no qual o chef Pedro Castro apresentará cinco momentos todos eles com a presença de ouriço do mar – do welcome drink à sobremesa. O pairing de vinhos, incluído no preço – 60€ por pessoa – ficará a cargo de Ouriceira Wines (Ericeira), Madame Pilar (Torres Vedras) e Quinta da Murgas (Bucelas).

E porque o Festival Internacional do Ouriço do Mar acontece em março mas o mês seguinte ainda é época, realizar-se-á na Nunes Real Marisqueira – que fará um show cooking no dia 22, no Mercado Municipal da Ericeira – no dia 3 de abril, uma signature session Abril Ouriços Mil, um almoço de balanço de 10 anos de festival onde parceiros das várias áreas que formam o evento, imprensa e convidados, trocarão conhecimento numa talk informal ao mesmo tempo que degustam algumas das sugestões criadas pela Nunes Real Marisqueira que terá o ouriço do mar em destaque no seu menu durante todo o mês de abril.