A um mês de celebrar 266 anos, dias depois de começar a vindima de 2022 e para dar a conhecer de forma imersiva a sua oferta de enoturismo em Vila Nova de Gaia, a Real Companhia Velha, a mais antiga empresa de vinhos em Portugal, criou um novo programa

Intitula-se ‘Real Companhia Velha – Trio de Experiências em Vila Nova de Gaia’ e inclui visita premium às Caves de Vinho do Porto, visita ao Museu da 1.ª Demarcação e, no final, um descontraído almoço na Enoteca 17.56.

O programa tem início às 10h00, com uma visita premium às Caves da Real Companhia Velha, situadas na Rua Azevedo de Magalhães, 314. Com guia, esta experiência inicia-se com a projeção de um vídeo sobre a história da Real Companhia Velha e o processo de elaboração do Vinho do Porto, desde o Douro até Vila Nova de Gaia. Prossegue pelo armazém principal de envelhecimento, passa pelo Museu Vintage e termina com a degustação de quatro Vinhos do Porto – Extra Dry White; Late Bottled Vintage (LBV); Carvalhas Reserva Tawny; e Tawny 20 Anos. É nestas Caves que a Real Companhia Velha armazena uma ampla seleção de Vinhos do Porto Tawny e também a garrafeira particular da família Silva Reis. Um local verdadeiramente mítico, marcado pelo silêncio profundo e pela penumbra constante, repleto de cascos, tonéis e balseiros de madeiras nobres, onde o vinho repousa e envelhece durante anos, décadas e até séculos. Aqui, sem qualquer pressa, cada vinho tem o tempo necessário para atingir o seu exato ponto de maturação.

O segundo momento deste trio tem lugar já no Cais de Gaia, de frente para a zona ribeirinha do Porto. É aí, na Alameda da Rua Serpa Pinto, n.º 44B, que se situa o centro de visitas 17.56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha. A visita ao Museu da 1.ª Demarcação tem início às 11h30 e duração de cerca de uma hora. O facto de ser um museu interativo permite ao visitante caminhar ao seu ritmo, terminando na loja, onde pode ficar a conhecer a vasta oferta vínica da Companhia. Neste Museu, a Real Companhia Velha tem como missão partilhar com o grande público a preciosa história da primeira região demarcada do mundo e da Real Companhia Velha – criadas em uníssono –, através de documentos objetos, pertencentes ao espólio da empresa, reunido e preservado ao longo de mais de 260 anos. O Museu pretende assim, promover e divulgar a história e a cultura do Vinho do Porto que de forma matricial a Real Companhia Velha ajudou a construir.

Após os momentos de história, de memórias fotográficas inesquecíveis, de partilha de conhecimento, aprendizagem sobre a empresa e a região do Douro e da sua cultura vínica, chega a altura de subir ao primeiro piso do centro de visitas para um almoço descontraído na Enoteca 17.56, um espaço amplo, com restaurante, duas salas privadas e um terraço panorâmico, com vista para o Porto antigo. Neste programa, o almoço inicia-se com um refrescante ‘Porto Tónico’ como aperitivo e inclui entrada, prato e sobremesa, para além do couvert – onde é possível degustar o azeite virgem extra da Quinta dos Aciprestes. Como entrada pode optar por ‘presunto pata negra’ ou ‘burrata com tomate coração-de-boi’, esta opção a pensar nos vegetarianos, que no prato principal têm ‘arroz de espargos e manjericão’, ao qual se junta, como opções deste menu, o ‘bacalhau à Romando’ ou o ‘bife à Enoteca’, acompanhados por ‘Evel’ branco e tinto. À sobremesa, ‘mini escangalhado’ e um Porto ‘Quinta das Carvalhas Reserva Tawny’.

O programa ‘Real Companhia Velha – Trio de Experiências em Vila Nova de Gaia’ está disponível de terça-feira a Sábado e tem um valor de €68,00 por pessoa, com IVA incluído. As deslocações são feitas no transporte do visitante, permitindo-lhe maior conforto. O programa tem percurso e horários fixos, não podendo ser alterados. A marcação é obrigatória e é feita junto do departamento de turismo da Real Companhia Velha, através dos contactos 223 775 194 ou [email protected].